domingo, 8 de janeiro de 2012

Estiagem no município causa prejuízo de R$ 24 milhões


A Defesa Civil do Município e o Conselho Municipal de Agricultura encaminharam na sexta-feira (06) a Administração Municipal um laudo preliminar da estiagem indicando ao prefeito coronel Tiaraju de Castro a decretação de situação de emergência (estiagem).

Segundo o coordenador da COMDEC, João Sérgio Machado a reunião do conselho teve a finalidade de apresentar dados sobre a situação do interior com a falta de chuva, e consequentemente a falta de água em açudes e bebedouros, e a necessidade de fazer distribuição de água no interior.

O prejuízo estimado e previsto até o momento, segundo laudo técnico da Emater, decorrentes da estiagem é de R$24.402.800,00. Neste laudo consta a área atingida pela estiagem, descritas através das áreas cultivadas, pastagens e pecuária de corte. Na cultura do milho, por exemplo, a perda é de 100% da produção, assim como a pastagem de verão.

O secretário geral José Ivan Menezes Soares, que estava na reunião, comentou que esse fato “apresenta um prejuízo a todos os envolvidos com o setor, esses dados são preocupantes, pois muitos destes prejuízos afetam a agricultura familiar”.

Conforme informou o prefeito, até o final da tarde de hoje, 06, o decreto de situação de emergência deverá ser assinado para ser enviado ao Estado até segunda-feira, dia 09.

A Defesa Civil e a Secretária municipal de Agropecuária estão distribuindo com um trator e um tanque (três mil litros) água em cinco localidades (Rincão dos Seixas, Bittencourt, Esquina do Segredo, Patronato e Alto da Meia Légua).

O coordenador da REDEC 6 (Defesa Civil- região Fronteira ) Capitão Max Meinke virá ao município no domingo (08) para fazer uma vistoria de algumas áreas atingidas pela estiagem. A COMDEC deverá preencher toda a documentação para ser enviado ao governo do Estado, que são NOPRED, Decreto de Emergência, AVADAM, e um levantamento fotográfico das áreas atingidas.

Os dados apresentados na reunião foram analisados por representantes dos Sindicatos Rural e dos Trabalhadores Rurais, Emater, Corsan, UAR, Secretaria de estado da Agricultura e Secretaria de município geral e agropecuária, COMDEC e Conselho Municipal da Agropecuária.

Conforme explica Machado, todos os financiamentos como o PRONAF custeio de plantio estão paralisados a espera da decretação em conjunto do estado de emergência pela estiagem, que deverá ser assinado pelo governador Tarso Genro, previsto para os próximos dias.

A COMDEC informou dados sobre a chuva nos três últimos meses de 2011

- Outubro: total precipitação em nove dias – 154.4 mm sendo registrada a última chuva em 26/10 (14.8mm)
- Novembro: total precipitação em dois dias –65.2 mm sendo registrada a última chuva em 22/11 (37.7 mm)
- Dezembro: total precipitação – 25.3 mm sendo registrada a última chuva em 25/12 (0.08 mm).

Por Viviane Ilha
Fotos: Cristiano Moraes

Nenhum comentário:

Postar um comentário