quarta-feira, 5 de setembro de 2012

Caçapava parou para assistir ao debate


 Foto: Marcelo Marques/farrapo.rs

Pontualmente às 14h e 30 minutos desta quarta-feira, dia 5, a Rádio Caçapava deu início a série de quatro debates entre os candidatos a prefeito da região.
O primeiro embate político reuniu lado a lado no estúdio da emissora os candidatos Erli Vargas (Coligação Juntos Por Caçapava - PMDB/PSDB), Otomar Vivian (Olhar Para Frente - PP/PRB/DEM/PSB) e Zauri Tiaraju (União Popular Trabalhista -PT/PDT/PTB/PSD).

Apresentado pelo economista, colunista e radialista Harri Gervásio, e cronometrado por Alessandra Oliveira, o debate foi aberto pela gerente da emissora Fátima Paz. Ela falou sobre a cobertura eleitoral da rádio, destacando a importância regional. Neste ano também terá debates dos candidatos a prefeito de Santana da Boa Vista e Lavras do Sul, dias 25 e 27, respectivamente.
O programa teve seis blocos. No primeiro os candidatos falaram sobre seus programas de governo. No segundo, eles responderam a perguntas enviadas pelos eleitores.
No terceiro bloco foi a vez dos candidatos fazerem perguntas entre si. No quarto bloco do debate eles responderam novamente os questionamentos dos eleitores.
No quinto espaço Erli Vargas, Otomar Vivian e Zauri Tiaraju, voltaram a fazer perguntas entre si. O sexto bloco foi reservado para considerações finais.

OS BASTIDORES
Com a cobertura dos repórteres dos jornais Gazeta de Caçapava, Jornal da Campanha, Jornal do Pampa e do repórter fotógrafico Cleder Nascimento, o primeiro debate começou um pouco tenso, com um pequeno atrito entre Zauri Tiaraju e Otomar Vivian.
O mediador Harri Gervásio foi obrigado a solicitar ao operador de áudio Gilberto Paz que subisse a trilha sonora e desligasse os microfones dos concorrentes.

Enquanto os ouvintes da rádio ouviam a trilha, as centenas de internautas que estavam assistindo as imagens pelo Portal de Notícias Farrapo podiam ver os candidatos conversando e fazendo gestos. Já no estúdio o mediador solicitava calma aos concorrentes. Depois de uma breve e tensa conversa o debate foi recomeçado e terminou por volta das 17h sem mais confusão.
 O grande vitorioso do primeiro debate das eleições municipais 2012 foi eleitor caçapavano, que pode acompanhar pelo rádio ou internet a apresentação de propostas e promessas dos candidatos a prefeito de Caçapava do Sul, e assim ter a oportunidade de decidir seu voto de maneira consciente.

O embate político desta quarta-feira ficou registrado na história eleitoral do município, pois através de uma parceria entre a Rádio Caçapava e Provedor Farrapo, foi o primeiro debate de Caçapava do Sul transmitido ao vivo pela internet.

PRÓXIMOS DEBATESNo final do mês ainda acontecerá mais três debates. Os candidatos de Santana da Boa Vista, Aline Freitas (Coligação Santana no Rumo Certo - PTB/PSB), Juliano Melo (Santana Pode Mais - PP/PT) e Simonal (Um Novo Olhar para Santana - PMDB) se enfrentarão no dia 25 de setembro (terça-feira), às 14h30min.
O debate entre os concorrentes de Lavras do Sul, Alfredo Borges (Coligação Progressista, Trabalhista e Social - PP/PT/PTB/PSDB), Aristides Costa (Unidos Com o Povo Por Lavras - PDT/PMDB) e Sávio Prestes (Confiança e Coragem Para Mudar - DEM/PSB/PCdoB), está marcado para o dia 27 de setembro (quinta-feira), também às 14h30min.
O segundo e último debate será no dia 03 de outubro, três dias antes das eleições. É quando os candidatos de Caçapava do Sul se enfrentarão novamente. Os três debates também serão transmitidos pelo Portal de Notícias Farrapo.

Por Marcelo Marques
jornalismo@farrapo.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário