sexta-feira, 21 de setembro de 2012

Concerto da Ospa lota Igreja Matriz de Caçapava


Foto e reportagem: Marcelo Marques/farrapo.rs

Depois de quatro anos, a Orquestra Sinfônica de Porto Alegre (Ospa) voltou a Caçapava do Sul em pleno feriado Dia 20 de setembro. A apresentação que teve início ás 19h, lotou a Igreja Matriz Nossa Senhora da Assunção.

Além de músicas que povoam o imaginário do gaúcho, os caçapavanos tiveram a oportunidade de ouvir famosos trechos de ópera, com participação do barítono Francis Padilha. A regência ficou a cargo do maestro Manfredo Schmiedt.

A parte temática do programa preparado para o feriado Farroupilha incluiu o “Hino Rio-Grandense“, composto por Francisco Pinto da Fontoura e Joaquim José Mendanha, e dois ícones do cancioneiro gaúcho, “Céu, Sol, Sul, Terra e Cor“, de Jader Murici Teixeira (Leonardo), e “Canto Alegretense“, de Antônio e Ernesto Fagundes.

Também foram apresentadas as obras “Fronteiras“, do líder do antigo Conjunto Farroupilha, Tasso Bangel, composta para o aniversário de sessenta anos da Ospa; e “Danças Gaúchas“, arranjo do falecido maestro Alfred Hülsberg, a partir de danças folclóricas como o balaio e o pezinho.

A repertório do concerto deu lugar ainda aos trechos mais conhecidos das óperas “O Barbeiro de Sevilha“, de Gioacchino Rossini (“Abertura” e “Largo al Factótum”); “Carmen“, de George Bizet (“Ária do Toreador” e “Suíte nº 1″); e “Cavalleria Rusticana“, de Pietro Mascagni (“Intermezzo”).

Francis Padilha entrou em cena para interpretar as canções “Céu, Sol, Sul, Terra e Cor” e “Canto Alegretense”, bem como a “Ária do Toreador”. Destacado barítono da cena lírica sul-rio-grandense, Padilha foi premiado no importante Concurso Internacional de Canto Bidu Sayão no ano passado.


Nenhum comentário:

Postar um comentário