quinta-feira, 7 de fevereiro de 2013

Ovinicultura em Caçapava ganha força


Na tarde desta quinta-feira, dia 07, o Secretário de Agricultura do Estado, Luiz Fernando Mainardi, esteve em Caçapava do Sul acompanhado de técnicos do SENAR, SEBRAE, FARSUL, FETAG e EMATER para apresentar ao Prefeito Otomar Vivian e aos 11 municípios que irão integrar o novo programa do governo do Estado, que é o Projeto de Capacitação Técnica e Gerencial para Produtores de Ovinos.

A reunião começou na sede da AABB, onde foi servido um almoço com carne de cordeiro para as autoridades, oferecido pelos produtores de ovinos, em parceria com o Sindicato Rural de Caçapava do Sul e com o Sindicato dos Trabalhadores Rurais, além da Secretaria de Agropecuária do Município. Na seqüência a reunião teve continuidade na sede do Sindicato Rural, onde o Secretário Mainardi apresentou o Programa e fez questão de salientar a importância da Ovinicultura para a metade sul do Estado e enfatizou que no segundo semestre deste ano o rebanho de Ovinos no Rio Grande do Sul vai chegar a 4 milhões.

Na seqüência os técnicos apresentaram o projeto que engloba 11 municípios; Caçapava do Sul, Santana do Livramento, Alegrete, Uruguaiana, Quarai, Rosário do Sul, Dom Pedrito, São Gabriel, Pinheiro Machado, Bagé e Lavras do Sul. Cada cidade poderá indicar 20 produtores para receber durante um ano visitas técnicas nas propriedades, cursos de capacitação, palestras, acompanhamento do rebanho, orientações para o manejo do negócio e cursos para os grupos de produtores, visando o aumento na produtividade da Ovinicultura. Os cursos serão ministrados e orientados pela EMATER, SENAR, FARSUL, EMBRAPA, FETAG, UFRGS, ARCO e MARFRIG.

Após um ano de preparação e treinamento para aumentar a produtividade do rebanho, os 20 produtores selecionados de cada município serão responsáveis por expandir a sua experiência e conhecimento com os outros criadores de ovinos, com isso, obtendo na região um rebanho de qualidade e tendo um aumento na produção do agronegocio.

“ A carne de Cordeiro é nobre, por isso que devemos investir e potencializar este produto como forma de valorizar cada vez mais a carne de qualidade da metade sul”, disse Mainardi.

Este projeto é também uma iniciativa da Câmara Setorial, onde foi apresentado com um custo de R$ 1,5 milhão, sendo 30% do valor oriundo do Governo do Estado, através do FUNDOVINOS e os outros 70% do valor são providos pelo SEBRAE/SENAR, através do projeto “Juntos para Competir”.

Para o Prefeito Otomar Vivian, o fortalecimento da Ovinicultura em Caçapava é muito importante, principalmente se tratando deste tipo de projeto que visa unir os produtores em um só objetivo, que é o aumento na comercialização, tanto da lã, quanto da carne, além do consumo próprio, valorizando cada vez mais a carne de cordeiro.Caçapava possui atualmente um rebanho de 77.585 ovinos.

Participaram também do encontro, o Prefeito de Lavras do Sul, Alfredo Borges, Secretários Municipais das cidades integrantes do Projeto, técnicos das entidades envolvidos, tanto das estatais, quanto das instituições de classe de Caçapava, como os dois Sindicatos, Vereadores, Secretários Municipais de Caçapava do Sul, principalmente o de Agropecuária, Lucio Moreira, que foi um dos organizadores do encontro e produtores rurais interessados em fazerem parte deste projeto.



Nenhum comentário:

Postar um comentário