quarta-feira, 10 de dezembro de 2014

Instalado no município aparelho para medir a quantidade de chuva

Na manhã de terça-feira, dia 09, foi instalado na localidade de Durasnal, interior do município, um Pluviômetro Automático. O aparelho meteorológico irá recolher e medir, em milímetros, a quantidade de chuva precipitada. 
Segundo o coordenador da Defesa Civil, Gilnei Marques, o equipamento foi instalado na Escola Augusto Vitor Costa pela equipe do Centro Nacional de Monitoramento de Desastres Naturais (CEMADEN), acompanhados pela equipe da Secretaria de Planejamento e Meio Ambiente. 
“O Pluviômetro coleta e envia os dados de forma automática e não necessita de energia elétrica para funcionar. Os dados reais da chuva são enviados de 10 em 10 minutos ao CEMADEN que disponibilizará, em breve, um site contendo os dados e que poderá ser acessado por qualquer pessoa”, disse.  
O projeto “Pluviômetros Automáticos” é desenvolvido pelo CEMADEN e tem como objetivo ampliar a rede de monitoramento pluviométrico no Brasil, para melhorar a previsão de desastres naturais e reduzir os danos socioeconômicos e ambientais. Consiste na instalação de pluviômetros automáticos em locais próximos a áreas de riscos de desastres naturais, sendo necessário o estabelecimento de parcerias com entidades que possam abrigar este equipamento. Estas entidades formarão uma importante rede nacional de colaboração para redução de desastres, em conjunto com órgãos governamentais.
É de responsabilidade da Prefeitura, além do fornecimento do local para a instalação do equipamento, permitir acesso aos profissionais de manutenção (fornecidos pelo CEMADEN), zelar pela conservação do aparelho e comunicar eventuais problemas. 
De acordo com a Defesa Civil devem ser instalados mais quatro Pluviômetros Automáticos em Caçapava: um aparelho, no Corpo de Bombeiros; um no bairro Floresta; um no Patronato e um aparelho na Vila Batista ou Caieiras.

Nenhum comentário:

Postar um comentário