sexta-feira, 12 de dezembro de 2014

Segundo auditoria, nível de satisfação dos pacientes dos postos chega a 90,3%


Todo o final de semestre, é divulgado pela Secretaria de Saúde do Município, a enquete realizada dentro de cada posto de saúde, os ESFs, conforme orientação da 8º Coordenadoria Regional de Saúde, para verificar o grau de satisfação do usuário, onde o setor de auditoria coloca uma urna e uma cédula de votação para os pacientes marcarem o nível de satisfação ou não, quanto ao atendimento e procedimentos realizados nos postos.
O voto é opcional, ou seja, a pessoa só preenche a folha se quiser, assinando o nome no final e escrevendo alguma sugestão.
Na enquete do 2º semestre de 2014, o nível de satisfação dos pacientes ficou em 90,3% e das pessoas não satisfeitas ficou em 9,7%. As opções para as pessoas marcarem na cédula é satisfeito, zangado, normal, muito feliz, triste e feliz. Esses itens são padrão no Estado, ou seja, em toda a Estratégia da Saúde da Família (ESF).
Segundo a Secretária de Saúde, Rosane Abdala, a média de satisfação vem aumentando a cada semestre, porque no primeiro de 2014, o índice apontava uma aprovação entorno de 80% e agora no final do ano chegou a 90%. A enquete e a urna fica à disposição no posto e pessoa vota se quiser, sendo uma maneira de expressão ou de avaliação do atendimento realizado, bem como dos procedimentos.
Esta auditória é monitorada pela 8º Coordenadoria Regional de Saúde, onde caixa fica lacrada durante todo o semestre, as pessoas só colocam a ficha preenchida na urna, dando também sugestões ou reclamando de alguma coisa.
“ Esses números nos dá a certeza que o trabalho dentro da unidade de saúde está sendo feita de maneira correta e a organização dos postos desde 2013 está dando resultado, principalmente pelas equipes completas, inclusive com médicos e outras especialidades.
As auditorias são feitas apenas nos ESFs, mas a Secretaria pretende solicitar a Coordenadoria uma ampliação nesta auditoria, passando também para outros órgãos, como policlínica, a própria Secretaria de Saúde e o PA.
Confira a tabela divulgada pelo setor de auditoria do SUS, na Secretaria de Saúde:


SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE
COORDENAÇÃO DAS AÇÕES EM SAÚDE

RELATÓRIO TOTAL DO PROJETO DE AVALIAÇÃO DA SATISFAÇÃO
DOS USUÁRIOS DO SUS NAS UNIDADES DE SAÚDE DA FAMÍLIA

AVALIAÇÃO
ESF I
ESF II
ESF III
ESF IV
ESF V
TOTAL
Satisfeito
59
120
15
84
25
303
Zangado
16
11
2
14
8
51
Normal
33
29
9
22
12
105
Muito Feliz
44
119
2
60
39
264
Triste
17
03
0
12
7
39
Feliz
33
54
16
37
22
162
TOTAL
202
336
44
229
113
924

PERCENTUAL DE NÍVEIS DE SATISFAÇÃO DOS USUÁRIOS

AVALIAÇÃO
TOTAL DE AVALIAÇÃO POR
ITEM
TOTAL GERAL DE
AVALIAÇÕES
GRAU DE
SATISFAÇÃO
Satisfeito
303
924
32,8%
Zangado
51
924
5,5%
Normal
105
924
11,4%
Muito feliz
264
924
28,6%
Triste
39
924
4,2%
Feliz
162
924
17,5%

*Índice de satisfação positiva dos usuários (satisfeito, normal, muito feliz e feliz): 90,3%.

*Índice de satisfação negativa dos usuários (zangado e triste): 9,7%.

Nenhum comentário:

Postar um comentário