O voto é opcional, ou seja, a pessoa só preenche a folha se quiser,
assinando o nome no final e escrevendo alguma sugestão.
Na enquete do 2º semestre de 2014, o nível de satisfação dos
pacientes ficou em 90,3% e das pessoas não satisfeitas ficou em
9,7%. As opções para as pessoas marcarem na cédula é satisfeito,
zangado, normal, muito feliz, triste e feliz. Esses itens são padrão
no Estado, ou seja, em toda a Estratégia da Saúde da Família
(ESF).
Segundo a Secretária de Saúde, Rosane Abdala, a média de
satisfação vem aumentando a cada semestre, porque no primeiro de
2014, o índice apontava uma aprovação entorno de 80% e agora no
final do ano chegou a 90%. A enquete e a urna fica à disposição no
posto e pessoa vota se quiser, sendo uma maneira de expressão ou de
avaliação do atendimento realizado, bem como dos procedimentos.
Esta auditória é monitorada pela 8º Coordenadoria Regional de
Saúde, onde caixa fica lacrada durante todo o semestre, as pessoas
só colocam a ficha preenchida na urna, dando também sugestões ou
reclamando de alguma coisa.
“ Esses números nos dá a certeza que o trabalho dentro da unidade
de saúde está sendo feita de maneira correta e a organização dos
postos desde 2013 está dando resultado, principalmente pelas equipes
completas, inclusive com médicos e outras especialidades.
As auditorias são feitas apenas nos ESFs, mas a Secretaria pretende
solicitar a Coordenadoria uma ampliação nesta auditoria, passando
também para outros órgãos, como policlínica, a própria
Secretaria de Saúde e o PA.
Confira a tabela divulgada pelo setor de auditoria do SUS, na
Secretaria de Saúde:
SECRETARIA
MUNICIPAL DE SAÚDE
COORDENAÇÃO
DAS AÇÕES EM SAÚDE
RELATÓRIO
TOTAL DO PROJETO DE AVALIAÇÃO DA SATISFAÇÃO
DOS
USUÁRIOS DO SUS NAS UNIDADES DE SAÚDE DA FAMÍLIA
AVALIAÇÃO
|
ESF
I
|
ESF
II
|
ESF
III
|
ESF
IV
|
ESF
V
|
TOTAL
|
Satisfeito
|
59
|
120
|
15
|
84
|
25
|
303
|
Zangado
|
16
|
11
|
2
|
14
|
8
|
51
|
Normal
|
33
|
29
|
9
|
22
|
12
|
105
|
Muito
Feliz
|
44
|
119
|
2
|
60
|
39
|
264
|
Triste
|
17
|
03
|
0
|
12
|
7
|
39
|
Feliz
|
33
|
54
|
16
|
37
|
22
|
162
|
TOTAL
|
202
|
336
|
44
|
229
|
113
|
924
|
PERCENTUAL
DE NÍVEIS DE SATISFAÇÃO DOS USUÁRIOS
AVALIAÇÃO
|
TOTAL
DE AVALIAÇÃO POR
ITEM
|
TOTAL
GERAL DE
AVALIAÇÕES
|
GRAU
DE
SATISFAÇÃO
|
Satisfeito
|
303
|
924
|
32,8%
|
Zangado
|
51
|
924
|
5,5%
|
Normal
|
105
|
924
|
11,4%
|
Muito
feliz
|
264
|
924
|
28,6%
|
Triste
|
39
|
924
|
4,2%
|
Feliz
|
162
|
924
|
17,5%
|
*Índice
de satisfação positiva dos usuários (satisfeito,
normal, muito feliz e feliz): 90,3%.
*Índice
de satisfação negativa dos usuários (zangado
e triste): 9,7%.
Nenhum comentário:
Postar um comentário