quarta-feira, 27 de maio de 2015

Dia para fazer atividade física e realizar ações sociais

Na quarta-feira, 27 de maio, acontece o Dia do Desafio. Neste ano Caçapava concorre com Presidente Epitáfio, São Paulo.

Durante a manhã foram realizadas diversas atividades físicas no Instituto Municipal de Educação. As atividades seguem no turno da tarde. Coordena o Dia do Desafio no município, Rose Andrade e a responsável pelo Sesc, Mileni Flores. 

O objetivo do Dia do Desafio é combater o sedentarismo, conscientizar a população sobre a importância da atividade física para a manutenção da saúde e estimular a realização de ações sociais. Nesse dia, as pessoas realizam uma atividade física por pelo menos 15 minutos ou participam de atividades comunitárias.

No Rio Grande do Sul, o Sesc coordena a realização do Dia do Desafio, um evento internacional, chancelado pela Unesco, que acontece anualmente na última quarta-feira do mês de maio.

Princípios básicos para a realização do Dia do Desafio
Acessibilidade – todos tem a oportunidade de participar, sem qualquer restrição de idade, condição social ou habilidade.

Envolvimento – as ideias nascem nas comunidades e todos participam e colaboram com o desenvolvimento da programação.

Diversão – o Dia do Desafio não busca índices esportivos. Fazer da atividade física um momento de diversão é o principal objetivo.

Diversidade – ações individuais ou programas coletivos são opções para quem quer participar. Sempre existe uma atividade adequada à condição e interesse de cada indivíduo.

Benefícios para a comunidade – uma comunidade saudável se forma com indivíduos saudáveis, onde prevalece a integração e a cooperação. O Dia do Desafio estimula a formação do espírito de coletividade.

Benefícios para a saúde – as pessoas que se exercitam combatem o stress, a obesidade, o tabagismo, a hipertensão arterial, são mais alegres e tomam atitudes positivas perante a vida e o trabalho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário