sábado, 23 de maio de 2020

Caçapava registra 220 milímetros de chuva em três dias

Fotos: Aparício Félix

No início da tarde deste sábado, dia 23, os pluviômetros da Companhia Rio Grandense de Saneamento (Corsan), de Caçapava do Sul, marcavam 220 milímetros de chuva, acumulando os volumes de quinta-feira, sexta-feira e o sábado.

A chuva acabou amenizando os efeitos da estiagem, tanto no interior, quanto na cidade. O acumulado de três dias acabou enchendo a barragem da fonte do mato, que a principal capitação de água para abastecer a cidade, mas por outro lado vai atrasar as obras de limpeza e aprofundamento do local.

Antes da chuva, a empresa responsável pelas melhorias na barragem e pela triplicação da sua capacidade, já tinha feito a limpeza de uma grande parte do reservatório e também do miolo, que concentra a parte mais funda. Neste ponto a empresa aprofundou a barragem em quase 6 metros e retirou o material orgânico.

Na parte que já foi feito a limpeza é visível a mudança e a imagem mostra bem a diferença do antes e o depois. A foto da matéria foi tirada pelo Caçapavano Aparício Félix, que comparou a barragem seca no início do mês e agora depois desta chuva.

A empresa pretende reiniciar as obras quando o tempo melhorar, iniciando pelas partes que a profundidade é pequena. Na sequencia a própria Corsan concentrará todo o abastecimento na barragem da fonte do mato, para baixar o nível e as máquinas terem acesso a todo reservatório. Neste período a barragem do salso fica como reserva.

A chuva de aproximadamente 220 milímetros foi na cidade, porque no interior do município o volume pluviométrico variou por região.

As duas fotos da matéria mostram o antes e o depois e foram publicada nas redes sociais.





Nenhum comentário:

Postar um comentário