segunda-feira, 4 de maio de 2020

Confirmado o 1º caso de coronavírus em Caçapava do Sul

Na manhã desta segunda-feira, 4, foi divulgado o primeiro caso confirmado de coronavírus em Caçapava do Sul. Trata-se de uma mulher de 53 anos, que segundo a Prefeitura, cumpriu isolamento social e já está curada.

O anúncio foi feito na página da Prefeitura no Facebook e depois o conteúdo foi apagado. De acordo com a assessoria de Imprensa do Executivo, a nota foi apagada para uma correção. Logo depois, um novo anúncio foi feito de que o prefeito Giovani Amestoy faria uma live, o que aconteceu por volta do meio dia. 

Conforme a nota, também foram registrados três casos na quarentena e quatro casos descartados em Caçapava do Sul.


Sobre a paciente com coronavírus
Uma mulher de 53 anos de Caçapava do Sul viajou para fora do país em março. Quando retornou, ficou em isolamento durante 14 dias. Ela fez teste e o Laboratório onde realizou exame, confirmou positivo para anticorpos do Covid-19. 
Conforme a Prefeitura, 40 dias após o retorno, a paciente fez o teste em laboratório particular neste sábado (dia 2 de maio) e confirmou positivo para anticorpos do Covid.

De acordo com a epidemiologia da Secretaria de Saúde, a paciente pode ter apresentado o vírus, não tendo desenvolvido a doença. A informação e exame da paciente chegou à Secretaria Municipal de Saúde nesta segunda (04). A partir de agora, o exame será enviado ao Estado, pois fará parte do Boletim Epidemiológico do Rio Grande do Sul, colocando Caçapava no mapa de cidades que registraram positivo para Covid-19.

A Secretaria Municipal de Saúde reforça a importância do isolamento  que é feito para todos aqueles que retornam de viagens de outros municípios e/ou estados, além de reforçar a estratégia de distanciamento social e demais cuidados com higienização de mão e uso de máscara para todos, assim, diminui a chance de contágio de covid-19.

Nenhum comentário:

Postar um comentário