domingo, 3 de maio de 2020

Fornecimento de água será pela barragem do salso e 10 caminhões que estão transportando água

A forte estiagem está baixando os níveis dos mananciais que servem de fonte para o abastecimento público. Em Caçapava do Sul, o abastecimento é feito através da captação de água nas barragens da Fonte do Mato e do Salso, onde os níveis vêm diminuindo rapidamente nos últimos dias.

Conforme a Corsan, nesta quinta-feira, 30, como consequência da estiagem, a barragem Fonte do Mato secou, ficando somente a barragem do Salso com vazão crítica. Em paralelo, houve rompimento de rede adutora. Na sexta-feira houve novo rompimento da adutora, prejudicando assim o abastecimento.

Neste final de semana e nos próximos dias, em decorrência de ajustes operacionais, vão ocorrer oscilações no abastecimento de água, dependendo das condições do consumo, alerta a Corsan. A Companhia informou que para este domingo, a previsão de retorno é para às 18 horas.
Outra ação é a importação de água bruta e tratada, que começou neste domingo, 3, com a chegada de caminhões pipa.

A Corsan também salienta que a comunidade local colabore, evitando desperdícios: “A água é essencial para todos, especialmente no atual momento de pandemia. Cada pessoa deve fazer a sua parte, usando a água para o mais importante: higienização das mãos e das casas”.

Outra ação que a Corsan vai fazer para garantir o abastecimento por alguns anos, é a limpeza geral na barragem da fonte do mato, para aproveitar que ela está seca. O investimento será de R$ 1 milhão.

Ao todo serão 10 caminhões que transportaram água para a ETA da Corsan, como forma de completar a água que está vindo da barragem do salso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário