quinta-feira, 16 de outubro de 2014

Prefeito assina contrato com a empresa que fará a informatização da saúde

 Na manhã desta quinta-feira, dia 16, o Prefeito de Caçapava do Sul, Otomar Vivian, e a Secretária de Saúde, Rosane Abdala, estiveram em Cachoeira do Sul para assinar o contrato com a empresa, CONSULFARMA, de Cascavel – PR, que fará todo o processo de informatização do sistema público de saúde em Caçapava, incluindo o teleagendamento das consultas por telefone, prontuario eletrônico, e a interligação em um mesmo sistema de todos os postos de saúde, Secretaria de Saúde, Policlinica, Farmácia Municipal e Pronto Atendimento.
A licitação foi feita pelo Consórcio Intermunicipal de Saúde, onde o município aderiu a licitação e a empresa começa na próxima semana a executar a informatização em Caçapava. Segundo a Secretária de saúde, o trabalho executado pela empresa no município será referência para demais cidades da região, que também planejam a informatização.
Os recursos para este projeto são próprios da Prefeitura, com uma primeira ajuda do Governo do Estado, de R$ 221 mil, que será para a compra dos equipamentos. O restante ficará a cargo da Prefeitura com um custo mensal de aproximadamente R$ 25 mil.
Rosane mencionou ainda, que com a informatização a produção das unidades de saúde irá crescer, dando mais retorno financeiro ao município, porque todos os procedimentos serão contabilizados, por isso, que em um curto espaço de tempo este valor irá se pagar.
Após a informatização, a empresa vai implantar um Call Center através de um telefone 0800, para marcação de consultas e exames, acabando com as filas nos postos e levando o paciente até o posto somente na hora do procedimento.
Outro ponto que será executado é o prontuário eletrônico, que o médico ou o enfermeiro terá o histórico deste paciente, evitando que ele percorra as unidades consultando e para não confrontar os medicamentos. Além disso, se a pessoa consulta em uma unidade e precisa ser encaminhado para um especialista, o pedido já sai na hora, onde o prontuário eletrônico é preenchido em tempo real.
Já na farmácia da Prefeitura, a informatização será positiva porque a identificação daquele paciente que toma a medicação contínua será possível e o remédio poderá ser entregue em casa através das agentes comunitárias de saúde.
“ Nós vamos dar um saldo na qualidade da saúde em Caçapava com a informatização, por isso, que estamos lutando para reformar o mais rápido possível a policlínica e o Pronto Socorro, para quando o sistema estiver pronto essas obras estejam concluídas”, disse Rosane.

Para a 8º Coordenadoria Regional de Saúde, o sistema que será implantado em Caçapava será pioneiro na região, porque no Estado funciona ainda em poucos municípios e a referência é Canoas, onde o sistema está consolidado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário