quarta-feira, 22 de outubro de 2014

Prefeitura reinaugura o posto de saúde das caieiras

 Na manhã desta quarta-feira, dia 22, a Prefeitura de Caçapava do Sul realizou o evento de inauguração do novo posto de saúde das caieiras, onde estava fechado há mais 8 anos.
Com a ajuda da empresa Mineração Monego, que doou todo o material para reforma da unidade, a Secretaria de Saúde disponibilizou a mão de obra e o prédio foi praticamente todo refeito e adaptado as novas normas da vigilância sanitária.
Segundo a Secretária Rosane Abdala, a unidade de saúde das caieiras estava fechada há oito anos e agora está sendo reaberto com uma enfermeira em tempo integral para pequenos procedimentos e atendimento médico duas vezes por semana, com o Dr. Juarez Teixeira, além de medicamentos, saúde preventiva e sala de vacinação. O posto terá ainda atendimento pediátrico e Ginecológico, todos com horário marcado. Também está sendo montando um gabinete odontológico no local. As primeiras consultas já estão sendo marcadas para o dia 01 de novembro.
Na oportunidade, o empresário Florenço Monego Junior falou em nome da empresa que colaborou com a doação do material para a reforma do posto e também de sua família, já que o posto irá levar o nome de seu pai “ Florenço Marcelino Monego”, este fato emocionou todos os presentes, principalmente a Dona Gema Monego, esposa do homenageado. O projeto de lei que denomina a unidade é de autoria do Vereador José Sidnei Menezes.
Já o vereador Caio Casanova que estava representando o Presidente da Câmara, usou da palavra para parabenizar a administração por mais esta comquista e também agradecer as industrias de calcário que estão sempre ajudando o município.
No final, foi a vez do Prefeito Otomar Vivian usar da palavra, onde começou contando uma história do morador da região, Mauricio Silveira dos Santos, que encontrou o Prefeito no estádio municipal no inicio de 2011 e disse “ se o senhor for candidato e ganhar as eleições a única coisa que eu lhe peço é a reabertura do posto de saúde das caieiras”, desta forma, Vivian convidou o morador para ser o primeiro a entrar no posto e junto com Gema Monego, fazer o descerramento da fita de inauguração.
Na sequencia, o Chefe do executivo agradeceu o apoio da Mineração Monego e também de todas as industrias de calcário que sempre estão ajudando o município e que estavam presentes na cerimônia, além de fazer uma retrospectiva dos avanços da saúde nos últimos 20 meses de governo, como a reabertura de todas as unidades de saúde do perímetro urbano e cinco postos no interior, o fortalecimento do Hospital de Caridade, o novo modelo de gestão do Pronto Socorro, as cirurgias eletivas sendo feitas em Caçapava, as reformas do PA e da Policlinica que estão em andamento, equipes completas em todas as unidades, centro oftalmológico e o inicio da informatização de todo o sistema de saúde.
O Prefeito falou ainda, que do ano passado até hoje já foram abertos cinco postos de saúde no interior e a meta é alcançar um número mais expressivo, como por exemplo a inauguração do posto da Vila Progresso, que será o próximo a ser reaberto. “ Quanto mais posto de saúde tivermos no interior menor é a demanda na cidade”, disse o Prefeito.
A secretária informou também, que a unidade das caieiras vai atender cerca de 500 famílias, já que pega moradores das caieiras e arredores, além dos funcionários das empresas de calcário, onde o primeiro atendimento no caso de acidente será no posto.
Rosane mencionou ainda, que o posto de saúde das caieiras será no futuro o primeiro ESF Rural de Caçapava do Sul, atendendo muito mais famílias.

Estiveram também na cerimônia, empresários do calcário, moradores da região, os vereadores, Secretários Municipais, o Vice Prefeito Ilson Tondo e imprensa.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário