sexta-feira, 22 de julho de 2016

Audiências Públicas apresentam o Projeto Caçapava do Sul da Votorantim

A comunidade de Caçapava do Sul e região poderá esclarecer dúvidas sobre o Projeto Caçapava do Sul, da Votorantim Metais Holding, por meio de duas audiências públicas marcadas para a semana que vem. Promovidas pela Fundação Estadual de Proteção Ambiental Henrique Luís Roessler (Fepam), as consultas ocorrem em Minas do Camaquã, no dia 27, e em Caçapava do Sul, no dia 28, ambas às 14 horas. O Projeto é o primeiro empreendimento polimetálico da companhia no Rio Grande do Sul. O depósito mineral, denominado geologicamente de Santa Maria, está localizado em Minas do Camaquã, distrito do município de Caçapava do Sul, a 260 quilômetros de Porto Alegre.

No dia 27, a Audiência Pública acontecerá em uma tenda montada em frente ao Cine Rodeio, em Minas do Camaquã. No dia seguinte, será a vez de Caçapava do Sul, no Ginásio de Esportes Melão. A consulta pública é o início do processo de licenciamento ambiental, que conta, posteriormente, com as fases de obtenção das Licenças Prévia (LP), de Instalação (LI) e de Operação (LO).

MANIFESTAÇÕES

O líder do Projeto Caçapava do Sul, engenheiro Paul Cezanne Pinto, destaca a importância da participação da comunidade. “Este é o momento para que a população conheça o empreendimento detalhadamente e tire as suas dúvidas”, enfatiza. Para fazer questionamentos sobre o Projeto, é preciso manifestar previamente interesse, preenchendo as fichas de manifestação que estão junto às cópias do EIA-Rima. As perguntas também poderão ser feitas na hora, mediante inscrição, até 15 minutos após a apresentação. O EIA-Rima e as fichas de manifestação estão disponíveis para consulta na sede da Fepam, em Porto Alegre; na Câmara de Vereadores e na Prefeitura de Caçapava do Sul; na Escola Estadual Profª. Gladi Machado Garcia, em Minas do Camaquã; no Escritório da Votorantim Metais Holding, em Minas do Camaquã; e na Prefeitura de Santana da Boa Vista.

Reafirmando seu compromisso de diálogo aberto com a comunidade, a Votorantim Metais Holding realizou uma série de Fóruns Técnicos entre os dias 13 e 15 de julho. Os encontros realizados em Caçapava do Sul, Minas do Camaquã e Santana da Boa Vista reuniram moradores, autoridades,  empresários, entidades de classe e lideranças comunitárias. Ao todo, foram nove encontros e mais de 100 pessoas.

Transporte

A Votorantim Metais Holding disponibilizará transporte para o deslocamento de ida e volta às Audiências Públicas. Interessados em utilizar o transporte precisam se inscrever, a partir de sexta-feira, dia 22, nas Associações de Moradores do Rincão da Salete, Picada das Vassouras, Santa Barbinha, Fruticultura, Vila Progresso, Condomínio São Miguel, Coxilha São José, Vice Picada Grande, Lageadinho e Guarda Velha. Informações sobre as rotas e como se inscrever, podem ser conseguidas pelo telefone  (51) 9364-2365. Confira abaixo as rotas dos ônibus.

AUDIÊNCIA PÚBLICA DE MINAS DO CAMAQUÃ

Data: 27 de julhoRotaHorário de Saída
Ônibus n.º 1Circular Minas do CamaquãSaídas a cada 30 minutos, a partir das 12 horas
Ônibus n.º 2Saída da Prefeitura de Santana da Boa Vista para Minas do Camaquã11 horas
Ônibus n.º 3Saída da Rodoviária de Santana da Boa Vista para Minas do Camaquã11 horas
Ônibus n.º 4Saída do Posto Ipiranga Santa Ana 1, em Santana da Boa Vista para Minas do Camaquã11 horas
AUDIÊNCIA PÚBLICA DE CAÇAPAVA DO SUL
Data: 28 de julhoRotaSaídaParadasHorário de Saída
Ônibus n.º 1BR 290 Durasnal – Vila Progresso – Santa BárbaraColégio DurasnalColégio Durasnal e  Vila Progresso (em frente ao Salão Comunitário)11 horas
Ônibus n.º 2BR 290 – Rincão de LurdesParada do RincãoParada do Rincão, Escola Candido Medeiros, Condomínio São Miguel, Faixinal, Vila Frigorífica, Eterg, Unipampa e Vila Batista (em frente a Drogaria Saúde)11 horas
Ônibus n.º 3Vila Pereirinha – Esquina do Segredo- Coxilha São JoséVila Pereirinha (Mercado do Sedaulino)Vila Pereirinha, Patronato, Promorar11 horas
Ônibus n.º 4Rincão da Salete (Passo Feio)Centro Comunitário no Rincão da SaleteRincão da Salete, Coxilha São José, voltando pela RS de Lavras, Vila Pereirinha, Patronato e Promorar11 horas
Ônibus n.º 5Santa Barbinha – Passo do Megatério – Santa Barbara – Rincão dos BitencourtCapela São MarcosSanta Barbinha, paradas fixas dos ônibus11 horas
Ônibus n.º 6Bairro PromorarPosto de Saúde PromorarParadas dos ônibus11 horas
O Projeto
Resultado de oito anos de pesquisa, o Projeto Caçapava do Sul prevê a lavra e beneficiamento de zinco, chumbo e cobre. O Projeto é uma joint venture da Votorantim Metais Holding, que detém 70% do empreendimento, com a Mineração Iamgold Brasil.  Estima-se que o depósito tenha 29 milhões de toneladas de reserva mineral. O documento protocolado na Fepam reúne sete volumes que apresentam o diagnóstico ambiental e socioeconômico realizado por uma equipe multidisciplinar. Os estudos indicam a disposição mais adequada do ponto de vista sustentável para exploração de uma mina a céu aberto, composta por três cavas, e vida útil estimada em 20 anos. O investimento previsto é de R$ 322 milhões e a expectativa é de que 450 empregos diretos sejam gerados na fase de operação, prevista para 2019.
A produção estimada é de 16 mil toneladas/ano de zinco contido, 5 mil toneladas/ano de cobre contido e 36 mil toneladas/ano de chumbo contido. O cobre e o chumbo serão exportados via Porto do Rio Grande. Já o zinco será transportado para as metalurgias da Votorantim Metais Holding, localizadas nas cidades mineiras de Juiz de Fora e Três Marias.

A VOTORANTIM METAIS HOLDING
A Votorantim Metais Holding é uma empresa minero-metalúrgica, que compõe o portfólio da Votorantim S.A.  Está presente em quatro países (Brasil, Peru, Estados Unidos e Áustria) e atua globalmente no mercado de mineração e metais não-ferrosos. É uma das cinco maiores produtoras de zinco do mundo.


Nenhum comentário:

Postar um comentário