segunda-feira, 25 de julho de 2016

Audiências públicas serão oportunidade de conhecer o projeto da Votorantim

Duas audiências públicas, nesta semana em Caçapava do Sul e Minas do Camaquã, serão a oportunidade para que a comunidade da região conheça em detalhes o Projeto Caçapava do Sul, da Votorantim Metais Holding. Promovidas pela Fundação Estadual de Proteção Ambiental Henrique Luís Roessler (Fepam), as consultas ocorrem em Minas do Camaquã, no dia 27, e em Caçapava do Sul, no dia 28, ambas às 14 horas.
Para facilitar o acesso da população interessada em comparecer, a Votorantim Metais Holding disponibilizará transporte para o deslocamento de ida e volta. Interessados em utilizar o transporte de Santana da Boa Vista para Minas do Camaquã precisam se inscrever, nesta segunda-feira, dia 25, na Rodoviária ou na Prefeitura de Santana da Boa Vista. Informações sobre as rotas e como se inscrever, podem ser conseguidas pelo telefone  (51) 9364-2365, das 9 às 18 horas. Confira abaixo as rotas dos ônibus.
AUDIÊNCIA PÚBLICA DE MINAS DO CAMAQUÃ – 27 de julho

Data: 27 de julhoRotaHorário de Saída
Ônibus n.º 1Circular Minas do CamaquãSaídas a cada 30 minutos, a partir das 12 horas
Ônibus n.º 2Saída da Prefeitura de Santana da Boa Vista para Minas do Camaquã11 horas
Ônibus n.º 3Saída da Rodoviária de Santana da Boa Vista para Minas do Camaquã11 horas
Ônibus n.º 4Saída do Posto Ipiranga Santa Ana 1, em Santana da Boa Vista para Minas do Camaquã11 horas


AUDIÊNCIA PÚBLICA DE CAÇAPAVA DO SUL – 28 de julho

Data: 28 de julhoRotaSaídaParadasHorário de Saída
Ônibus n.º 1BR 290 Durasnal – Vila Progresso – Santa Bárbara.Colégio DurasnalColégio Durasnal e  Vila Progresso (em frente ao Salão Comunitário) 
11 horas
Ônibus n.º 2BR 290 – Rincão de Lurdes Parada do RincãoParada do Rincão, Escola Candido Medeiros, Condomínio São Miguel, Faixinal, Vila Frigorífica, Eterg, Unipampa e Vila Batista (em frente a Drogaria Saúde)11 horas
Ônibus n.º 3Vila Pereirinha – Esquina do Segredo- Coxilha São JoséVila Pereirinha (Mercado do Sedaulino)Vila Pereirinha, Patronato, Promorar11 horas
Ônibus n.º 4Rincão da Salete (Passo Feio)Centro Comunitário no Rincão da SaleteRincão da Salete, Coxilha São José, voltando pela RS de Lavras, Vila Pereirinha, Patronato e Promorar11 horas
Ônibus n.º 5Santa Barbinha – Passo do Megatério – Santa Barbara – Rincão dos BitencourtCapela São MarcosSanta Barbinha, paradas fixas dos ônibus11 horas
Ônibus n.º 6Bairro PromorarPosto de Saúde PromorarParadas dos ônibus11 horas


O PROJETO
O Projeto é o primeiro empreendimento polimetálico da companhia no Rio Grande do Sul. Está localizado em Minas do Camaquã, distrito do município de Caçapava do Sul, a 260 quilômetros de Porto Alegre. No dia 27, a Audiência Pública acontecerá em uma tenda montada no campo de futebol, atrás do antigo Ginásio, em Minas do Camaquã. No dia seguinte, será a vez de Caçapava do Sul, no Ginásio de Esportes Melão.
Resultado de oito anos de pesquisa, o Projeto Caçapava do Sul prevê a lavra e beneficiamento de zinco, chumbo e cobre. O Projeto é uma joint venture da Votorantim Metais Holding, que detém 70% do empreendimento, com a Mineração Iamgold Brasil.  Estima-se que o depósito tenha 29 milhões de toneladas de reserva mineral. O documento protocolado na Fepam reúne sete volumes que apresentam o diagnóstico ambiental e socioeconômico realizado por uma equipe multidisciplinar. Os estudos indicam a disposição mais adequada do ponto de vista sustentável para exploração de uma mina a céu aberto, composta por três cavas, e vida útil estimada em 20 anos. O investimento previsto é de R$ 322 milhões e a expectativa é de que 450 empregos diretos sejam gerados na fase de operação, prevista para 2019.
A produção estimada é de 16 mil toneladas/ano de zinco contido, 5 mil toneladas/ano de cobre contido e 36 mil toneladas/ano de chumbo contido. O cobre e o chumbo serão exportados via Porto do Rio Grande. Já o zinco será transportado para as metalurgias da Votorantim Metais Holding, localizadas nas cidades mineiras de Juiz de Fora e Três Marias, podendo também ser exportado.

Fonte: Comunicasul

Nenhum comentário:

Postar um comentário