sexta-feira, 9 de dezembro de 2016

Dr. Juarez Teixeira lança livro sobre história de Caçapava no século XX

O livro Caçapava, um olhar sobre o século XX, escrito pelo Dr. Juarez Teixeira, foi lançado quinta-feira, 08 de dezembro, no Instituto Estadual Dinarte Ribeiro. A obra conta através de imagens e texto, um pouco sobre a construção da cidade e seus pioneiros. 
Familiares do escritor, autoridades locais, entre elas o prefeito Otomar Vivian e o prefeito eleito Giovani Amestoy, estiveram entre os presentes no lançamento do livro.
O processo de compilação de fotos começou em 2010, durante as celebrações dos 50 anos do Lions Clube de Caçapava do Sul, e não parou mais. Na época, foi feita uma mostra, com imagens e documentos que estavam espalhados entre a comunidade e foram então identificados e organizados.
Entre os destaques está uma linha do tempo com todos os intendentes e prefeitos que Caçapava do Sul já teve, um mapa da cidade feito pelo conterrâneo André Krusser Dalmazzo, além de muitas imagens históricas, como da construção da Igreja, do Clube União e da primeira ponte do município. O livro faz homenagem a três “personalidades” da cidade – Cabo Toco, Nilo Azambuja e Pedrinho – e traz ainda um capítulo com fotos de casas antigas que resistiram à passagem do tempo.
O levantamento histórico vai até o ano de 2000, deixando aberta a porta para que a história siga sendo contada pelas futuras gerações. Como destacou o escritor Alcy Cheuiche na apresentação do livro, a obra “não é saudosismo” e sim “o desejo de revelar os alicerces históricos de uma cidade que foi capital na República Rio-Grandense e que atravessou dois séculos sempre como protagonista da cultura e da agricultura do sul do Brasil”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário