sábado, 24 de dezembro de 2016

O relato de quem esteve na cena do terror em São Sepé

Fonte: Jornal do Garcia

A madrugada de terror e caos que a cidade de São Sepé viveu neste sábado, tão cedo não será esquecida, muito menos para as pessoas que estiveram na cena do terror. Nossa reportagem conversou com vários reféns e eles preferiram não revelar seus nomes.
Um homem que trabalha como vigilante no centro da cidade contou que os bandidos chegaram de surpresa e, aos poucos, iam fazendo reféns as pessoas que circulavam a pé ou que passavam de carro. O vigilante disse que temeu pela sua vida. Que foi colocado num cordão humano. “Eles diziam que não iam nos machucar, mas que era para nós colaborarmos. No momento das detonações dos caixas eletrônicos, eles mandavam a gente tapar os ouvidos, era tudo bem sincronizado. Os carros que passavam, eles iam parando e tirando as pessoas dos veículos. Teve uns dois ou três que conseguiram escapar, porém os bandidos atiravam contra os carros. Eles disparavam muito para cima também. Foi um filme de terror”, contou  vigilante.
Jack Spencer, que mora em um dos prédios do centro, disse que presenciou quase tudo. Acordou com os disparos de arma de fogo e, quando saiu na janela, viu um dos bandidos com fuzil em uma das mãos e com a outra carregando os reféns. “Eles iam parando todos os carros que se aproximavam do local. Um por um ia sendo feito refém. As explosões não paravam, nunca imaginei que isso iria ocorrer em nossa cidade”, disse Jaqk.
O pai de uma das jovens que foi levada como refém relatou que estava trabalhando em um restaurante que fica próximo ao Banco do Brasil, quando começou a ouvir os tiros. “Eram muitos tiros e explosões, incrível. Durou mais de meia hora essa ação. Quando tudo cessou, fui até a frente do Sicredi e vi o namorado da minha filha e ele me disse que os bandidos tinham levado ela. Gelei! Fiquei anestesiado por alguns segundos, mas aos poucos fui me recuperando. Um policial me tranquilizou, dizendo que eles iriam libertar logo ela, mas a gente fica em pânico. Meus Deus! Foi um filme de guerra”, disse o pai da jovem. Ele pediu para não ser identificado.
Por volta das 3h, a Policia Rodoviária Federal chegou até a Delegacia de São Sepé com as duas jovens que tinham sido levadas pelos bandidos como reféns. Familiares e amigos que aguardavam com ansiedade vibraram com a chegada das duas, que prestaram depoimento para a Polícia.
Nossa reportagem conseguiu acompanhar alguns relatos que as jovens fizeram aos pais durante a chegada. Elas disseram que eles estavam em cinco no carro com teto solar e que colocaram as duas como escudo humano até a saída da cidade.
Os assaltantes tomaram o rumo de Caçapava do Sul, entraram em uma estrada de chão e o carro acabou furando um dos pneus, que eles trocaram. Depois os bandidos tomaram o rumo da BR-290, em direção a Porto Alegre. Nas proximidades do Posto da Fonte, as duas reféns foram libertadas.
As jovens relataram que os bandidos usavam roupas do exército e comentaram que no Banco do Brasil não tinha dinheiro. Em nenhum momento elas foram ameaçadas. Uma das jovens contou que teve os dedos de uma das mãos esmagados quando tentou se segurar e um dos bandidos fechou a porta.
Muito abaladas, as duas jovens ficaram até a madrugada prestando depoimento e dando mais detalhes dos momentos de terror que viveram neste dia 24 de dezembro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário