quinta-feira, 1 de dezembro de 2016

Orgulho e emoção na premiação do Criativos da Escola

Os jovens e professores premiados como destaques municipais no Desafio Criativos da Escola, em Caçapava do Sul, participaram da atividade de encerramento do programa Parceria Votorantim Pela Educação (PVE), na tarde desta quinta-feira (01/12), no Instituto Municipal de Educação Professora Augusta Maria de Lima Marques. O público foi contagiado pelo orgulho e pela emoção dos estudantes, felizes pelo protagonismo e por terem feito a diferença em suas comunidades escolares.
O encerramento contou com as presenças de autoridades municipais e de integrantes da comunidade escolar, totalizando cerca de 70 pessoas. Durante a atividade foram apresentados vídeos dos trabalhos premiados e entregue às autoridades e às escolas relatório final das atividades desenvolvidas pelo PVE. 
Durante o evento, foram homenageados os participantes dos projetos Juntos pelo Brincar, da Escola Municipal de Educação Infantil Iracema Cidade (EMEI), e Cafofo da Arte, do Instituto Municipal de Educação Professora Augusta Maria de Lima Marques. Os vencedores municipais receberam como prêmio R$ 500,00, para cada educador investir em sua formação profissional, e R$ 1.500,00, para celebrar a premiação com a escola e a comunidade ou reinvestir no aprimoramento dos seus projetos.  
Os jovens premiados da EMEI utilizarão parte do prêmio para um passeio junto com os pequenos alunos da educação infantil a um parque aquático. Com o restante do valor comprarão mais brinquedos. Já os estudantes do Instituto utilizarão o recurso em mais melhorias para o Cafofo da Arte.
O concurso, promovido pelo programa Parceria Votorantim Pela Educação (PVE), realizado no município gaúcho pela Votorantim Metais, com o apoio do Instituto Alana e do Instituto Votorantim, busca incentivar a participação e o protagonismo de crianças e adolescentes na área da educação em suas cidades. No total, Caçapava do Sul contou com 13 projetos. No Brasil, foram 1.014 inscrições, distribuídas em 362 municípios.
O “Criativos na Escola” ocorre em 35 países ao redor do mundo, movimentando 25 milhões de crianças e adolescentes a criar e implementar iniciativas que tornam suas escolas e comunidades em lugares melhores.
  Juntos pelo Brincar – O projeto foi idealizado e executado na EMEI por alunos de 5ª a 8 séries, de outros colégios de Caçapava do Sul, que perceberam a carência de brinquedos disponíveis para os 124 alunos de quatro meses a seis anos de idade. Eles pesquisaram quais os brinquedos preferidos, promoveram campanha de doação e confeccionaram carrinhos de rolimã e uma casinha de brinquedo, com materiais reciclados.
A diretora Roseli Rodrigues e a coordenadora pedagógica Juliane Dias Lopes contam que as crianças estão aproveitando os brinquedos. “Não pensávamos que a ideia poderia ter dado tão certo”, avaliam.
Cafofo da Arte - Os estudantes do Instituto, com criatividade e mão na massa, transformaram um depósito de entulhos em espaço multicultural. Hoje, o Cafofo contempla música, artesanato, inglês, oficinas de leitura e aulas de relações humanas. De acordo com a professora de Artes Adriana Inácio, o envolvimento dos alunos do 6º ano foi encantador. “O grupo decidiu investir a premiação no Cafofo e melhorar ainda mais a sala”, comemora. 
O vice-diretor do Instituto destaca que vários pais de alunos elogiaram a iniciativa e perceberam que os jovens têm demonstrado mais prazer e vontade de frequentar a escola. “Fazer atividades diferentes motiva a gurizada”, avalia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário