O Vox Populi, em parceria com a Band e o portal iG, passa a divulgar levantamentos diários de intenções de voto. Essas pesquisas são chamadas de "tracking", que significa "rastreamento", "trilha" ou "caminho". Este tipo de levantamento serve para antecipar tendências eleitorais.
Desta forma, na noite desta segunda-feira, dia 06, o Jornal da Band divulgou o último levantamento, que apontou a candidata do PT a Presidência da República, Dilma Russef, com 55% das intenções de voto, já José Serra obteve 22% e Marina Silva chegou a 8%. Com isso a candidata petista disparou 33% pontos de vantagem para o segunda colocado, indicando assim uma tendência de vitória no primeiro turno das eleições 2010.
A principal diferença do “tracking” em relação às pesquisas convencionais divulgadas pelos institutos está na renovação da amostra de entrevistados, que muda 25% a cada dia.
Segundo o diretor-presidente do Vox Populi, João Francisco Meira, o acompanhamento diário das intenções de voto permite descobrir as mudanças no eleitorado com mais agilidade. “Esse tipo de pesquisa é muito usado pelas próprias campanhas para ver o que está acontecendo diariamente. A divulgação desse material é uma forma de democratizar, fazer com que o eleitor tenha acesso ao mesmo tipo de informação que outros atores políticos”, afirmou ele em entrevista ao Band Eleições.
Assim como as pesquisas que o Vox Populi divulga quinzenalmente, todas as entrevistas do tipo “tracking” respeitam a divisão de setores censitários apontados pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia Estatística). Nessa setorização, o instituto divide cada município brasileiro em unidades de até 400 domicílios.
O instituto trabalha com uma amostra consolidada de 2.000 entrevistas, que se renova completamente a cada quatro dias. A margem de erro das pesquisas é de 2,2 pontos percentuais, para mais ou para menos. Esses levantamentos são registrados no TSE (Tribunal Superior Eleitoral), a exemplo dos demais.
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