sexta-feira, 17 de setembro de 2010

Em pesquisa Datafolha,Tarso amplia vantagem

Segundo versão online do jornal Zero hora, o candidato do PT ao governo do Rio Grande do Sul, Tarso Genro, ampliou a vantagem sobre José Fogaça (PMDB). O petista aparece com 44% das intenções de voto, contra 24% do peemedebista, e 11% de Yeda Crusius (PSDB). A pesquisa Datafolha foi encomendada pelo jornal Folha de S.Paulo e Grupo RBS e realizada entre os dias 13 e 14 de setembro.
Tarso subiu dois pontos percentuais em relação ao levantamento anterior, feito entre 8 e 9 de setembro, passando dos 42% para os 44% atuais. Já Fogaça baixou dois pontos – de 26% para 24% – e Yeda, que tinha 13% e agora também oscilou dois pontos para baixo, aparece com 11%. Além dos três principais candidatos, pontuaram Montserrat Martins (PV) e Pedro Ruas (PSOL), com 1% cada um. Os demais concorrentes não atingiram 1% das intenções de voto.
Considerando somente os votos válidos, excluindo-se os brancos e nulos, o petista teria 54% contra 30% de Fogaça e 14% de Yeda. Na pesquisa espontânea – quando não é apresentado o disco com o nome dos candidatos –, Tarso é citado por 30% dos entrevistados, Fogaça por 13% e Yeda, 8%. Nesta modalidade, os indecisos somam 42%.
Nos municípios da Região Metropolitana, Tarso aumentou seu índice de intenção de voto em cinco pontos desde o levantamento anterior e passou para 47%. Considerando apenas Porto Alegre, a preferência dos eleitores pelo petista subiu de 38% para 42%, enquanto Fogaça baixou dois pontos, de 31% para 29%.
A atual governadora segue sendo a mais rejeitada, com 44% das citações. Tarso Genro tem 15% de rejeição e Fogaça, 14%.
O Datafolha também verificou que os eleitores de Tarso são os mais bem informados sobre o número que deverão digitar na urna eletrônica para escolher o candidato. Quando questionados sobre o conhecimento do número para governador, 49% dos entrevistados do petista deram respostas corretas, enquanto 45% disseram desconhecer essa informação. Entre os eleitores de Fogaça, 73% disseram não saber seu número para digitar e 22% responderam corretamente. O índice de desconhecimento dos eleitores de Yeda é de 65%. Outros 33% mencionam seu número de forma correta.
A pesquisa ouviu 1.255 eleitores em 49 municípios do Rio Grande do Sul. A margem de erro é de três pontos percentuais, para mais ou para menos

Nenhum comentário:

Postar um comentário