segunda-feira, 6 de setembro de 2010

Eleições 2010: Ibope divulga nova pesquisa

Segundo a versão online do Jornal Diário de Santa Maria, a pesquisa Ibope para as duas vagas ao Senado no Rio Grande do Sul mostra que a candidata do PP, a jornalista Ana Amélia Lemos, abriu uma vantagem de nove pontos percentuais em relação ao segundo colocado, o atual senador Paulo Paim (PT). A jornalista obteve 49% das intenções de voto. Paim, 40%, e o ex-governador Germano Rigotto (PMDB), 38%, aparecem tecnicamente empatados. Encomendado pelo Grupo RBS, o levantamento foi feito entre os dias 31 de agosto e 2 de setembro.

O Ibope também avaliou a disputa ao governo do Estado. A sondagem aponta que o candidato do PT, Tarso Genro, ampliou a vantagem de seis para 18 pontos sobre o segundo colocado, José Fogaça (PMDB). O petista tem 41% das intenções de voto, contra 23% do peemedebista e 13% da governadora e candidata à reeleição, Yeda Crusius (PSDB). Pedro Ruas (PSOL) aparece em quarto lugar, com 1%. Os demais concorrentes ao Piratini não pontuaram.

Em relação ao levantamento anterior, realizado entre 3 e 5 de agosto, Tarso subiu quatro pontos percentuais, passando de 37% para os atuais 41%. Fogaça tinha 31%, no começo de agosto, baixou oito pontos e agora aparece com 23%. Yeda passou dos 11% na pesquisa anterior para 13%.

Quando são considerados apenas os votos válidos, ou seja, excluindo-se os brancos, nulos e indecisos, Tarso atinge 52%, Fogaça 29%, e Yeda 17%. Com isso, o petista poderia vencer a eleição já no primeiro turno. Independentemente da intenção de voto, para 44% dos gaúchos Tarso ganharia as eleições, enquanto 20% acreditam em Fogaça e 10% em Yeda.

Em relação ao levantamento anterior, Yeda diminuiu oito pontos seu índice de rejeição – era de 41%, e agora é de 33%. Os que não votariam em Tarso somam 11% e, em Fogaça, 6%.

Nenhum comentário:

Postar um comentário