quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

Caçapava e Cachoeira entram em acordo sobre transporte escolar


Há vários anos Cachoeira do Sul e Caçapava do Sul convivem com diversas dúvidas sobre o limite de cada município, principalmente sobre o transporte de estudantes, tanto do ensino médio, como do fundamental, para estudarem na Escola Municipal Augusto Vitor Costa e a Escola Estadual Antonio Jardim, ambas na região do Durasnal, dentro de município de Caçapava do Sul, mas na divisa com Cachoeira.
Desta forma, nesta quinta-feira, dia 27, aconteceu na sede da Escola Augusto Vitor Costa, uma reunião entre o Prefeito de Caçapava, Zauri Tiaraju de Castro e o Prefeito de Cachoeira do Sul, Sergio Ghignatti, além da presença de vereadores dos dois municípios, comunidade escolar, assessores e secretários municipais, para tratar de um grande impasse que é o transporte escolar. O Secretário de Educação de Caçapava, Norton Ferreira, alega que a Prefeitura transporta os alunos do interior de Cachoeira para estudarem nessas duas escolas, e que na visão dele seria de responsabilidade do município vizinho, com isso, Caçapava segundo Ferreira acaba sendo prejudicada porque além do transporte do ensino fundamental que é feito, a locomoção dos alunos do ensino médio e dever do Estado, mas a Prefeitura carrega mesmo assim, apesar de haver atraso no repasse do Governo.
Segundo o Prefeito Ghignatti, os municípios têm responsabilidades no transporte do ensino fundamental e que os estudantes do ensino médio o dever é Estadual, mas as Prefeituras transportam esses alunos mesmo assim, para não deixar ninguém sem aula, mesmo sabendo que as verbas do estado sempre atrasam.
Para resolver este problema, os dois municípios chegaram em um acordo, onde Caçapava do Sul vai seguir transportando esses alunos do interior de Cachoeira para o Durasnal até a metade do ano, tempo pedido por Cachoeira para fazer uma licitação das novas linhas e trajetos. Após o mês de julho, a Prefeitura de Cachoeira assume o transporte desses estudantes, que residem dentro de seu território até as duas escolas, com isso, Caçapava deve repassar na metade do ano o dinheiro que vem do Estado para a Prefeitura vizinha.
Este termo deve ser sacramentado oficialmente em uma assinatura de um novo convênio na Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul (FAMURS), para fazer a troca desses novos roteiros e regiões que serão alterados entre Caçapava e Cachoeira.
A comunidade escolar saiu satisfeita com o novo acordo, porque o objetivo será cumprido, que é não deixar os alunos sem o transporte e principalmente valorizar ainda mais as duas escolas, que segundo o Prefeito Tiaraju, oferecem uma grande estrutura para receber os estudantes da região, que fica as margens da BR 290.
O vereador de Caçapava, Ilson Tondo, comentou durante o encontro que este tipo de acordo é muito importante para a comunidade, onde o principal foco é valorizar a educação e não deixar os alunos sem aula por causa de transporte, o parlamentar parabenizou também o esforço da população local, em organizar a reunião e chegar no objetivo principal.
No final do encontro, foi elaborado uma ata dos dois municípios para selar o acordo, onde foi assinada pelos dois prefeitos, vereadores, secretários e a comunidade.
Tiaraju comentou ainda, que o importante e tranqüilizar a população, de que o transporte será oferecido, tanto de Cachoeira como de Caçapava, e que só será feito uma adequação nas linhas e nas divisas de cada município.

Nenhum comentário:

Postar um comentário