quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

Contrato entre Prefeitura e Hospital deve ser refeito


Reunião aconteceu na Promotoria pública com a presença de diversas autoridades

Nesta quarta-feira, dia 26, aconteceu na sede do Ministério Público Estadual de Caçapava do Sul, sob o comando do promotor substituto João Rocardo, mais uma reunião para tratar da crise da saúde que atravessa o município. Participaram do encontro além do representante do MP, o Prefeito de Caçapava do Sul, Zauri Tiaraju de Castro, o Secretário da Saúde, Antonio Celso Ribeiro, o vereador Pedro Gaspar, que no ato representava a Presidente da Câmara, Rosilda Freitas, a administradora do Hospital de Caridade Dr. Victor Lang (HC), Maria Helena Amado, o Presidente do Conselho do HC, Edu Lobato, acompanhado de outros membros do Conselho, representantes do Conselho Municipal de Saúde e do corpo clinico do Hospital.
A principal pauta do encontro foi encontrar uma saída rápida para a crise na saúde, que está instalada no município principalmente pela falta de um médico anestesista e de um profissional para o aparelho de raio x da instituição, além de problemas relacionados ao Sistema Único de Saúde (SUS), envolvendo o Hospital e a Prefeitura.
Durante a reunião foi exposto todos os problemas que deverão ser enfrentados e ficou acertado e decidido que a primeira coisa a ser feita e refazer completamente do contrato entre Município e HC, para principalmente colocar mais dinheiro na contratação do anestesista e rever diversos fatores e clausulas que precisam ser readequadas com urgência, para não haver os problemas que acontecem atualmente.
Desta forma, na quinta-feira, dia 27, aconteceu uma nova reunião com os departamentos jurídicos tanto da Prefeitura, quanto do HC, com a presença de representantes do corpo clinico do Hospital, já para começar as modificações do contrato. Com isso, ficou marcado já para a próxima quinta-feira, dia 03, uma nova reunião com o Promotor para discutir as alterações feitas no contrato e finalizar.
Após este primeiro passo, o novo convênio deve ser remetido ao Conselho Municipal de Saúde para aprovação e depois para votação na Câmara de Vereadores. O representante do Legislativo na reunião, Pedro Gaspar, se comprometeu em nome do parlamento de quando o projeto for encaminhado a Câmara, de ser votado no mesmo dia se for preciso, além disso, o Prefeito esclareceu que os valores para a contratação do anestesista irão aumentar e novas negociações podem surgir. “ E vergonhoso para a cidade ter as suas crianças nascendo em outro município”, disse Tiaraju.
Maria Helena comentou também, que sobre a falta de um medico radiologista no raio x do hospital está prestes a terminar, porque segundo a administradora, as negociações com o profissional interessado estão bem adiantadas e que em breve podemos ter boas noticias.
No final da reunião, o promotor colocou o MP a disposição para qualquer dúvida que aparece durante este processo. Já o Prefeito pediu pressa em toda essa negociação para resolver o mais rápido possível o problema da saúde.

Nenhum comentário:

Postar um comentário