segunda-feira, 10 de janeiro de 2011

Valores das emendas no orçamento foram negociadas



Reunião aconteceu entre vereadores e Prefeito, que trataram também de outros assuntos importantes.

Na manhã desta segunda-feira, dia 10, o Prefeito Zauri Tiaraju de Castro recebeu em seu gabinete a Presidente da Câmara, vereadora Rosilda Freitas, acompanhada dos vereadores Pedro Gaspar e Peter Linhares, para conversarem e negociarem os valores acrescentados pelos vereadores no orçamento do município para 2011, através de emendas parlamentares, principalmente para entidades assistenciais e eventos.
As emendas originais alcançavam um valor aproximado de R$ 363 mil, mas após a negociação desta segunda-feira com o Prefeito, os valores baixaram para cerca de R$ 200 mil, mas com a garantia de repasse incondicional aos eventos e entidades contempladas com as emendas.
Desta forma, este assunto foi acordado entre os dois Poderes, onde o Prefeito já solicitou aos funcionários da Secretaria da Fazenda a confeccionarem o Projeto para enviar ao Legislativo o quanto antes e todos os itens contemplados nas emendas recebam este recurso.
Segundo a vereadora Rosilda, foi importante e preciso entrar neste acordo com a Prefeitura, “ porque não adianta você destinar valores altos e as entidades não receberem o recurso, com isso, é melhor você garantir valores menores onde a prefeitura pode repassar e as entidades ou eventos receberem o que está no orçamento”, disse a vereadora.
Outro ponto salientado na reunião, foi a transferência da sessão da Câmara desta segunda-feira, dia 10, para quarta-feira, dia 12, porque segundo a Presidente, está é a última sessão antes do recesso parlamentar, que começa dia 15 de janeiro e vai até 28 de fevereiro, desta forma, esperando até quarta-feira o executivo e a Câmara ganham mais tempo para avaliar os projetos que estão já na casa e a Prefeitura pode enviar mais algumas matérias que considera relevante.
Entre essas matérias relevantes que podem chegar ao Legislativo até quarta-feira, está o projeto do PROESC (Programa de Ensino Superior Comunitário), no qual os alunos que estão matriculados na Urcamp por este auxilio, com bolsa integral, não estão formalmente integrados no programa por haver discordância entre a Universidade e a Prefeitura, no que diz respeito aos pagamentos e a contrapartida que a Prefeitura teria que receber. Com isso, na manhã desta segunda-feira, os alunos no próprio PROESC estiveram na Prefeitura conversando com o Prefeito e conforme informações dos estudantes o executivo ficou de mandar o projeto para a Câmara e regularizar esta situação dos estudantes.
O PROESC é firmado entre a Prefeitura, o Ministério da Educação e a Urcamp, onde o Governo Federal repassa ao município máquinas ou ônibus escolares em troca de bolsas de estudos pagas pela Prefeitura para alunos carentes, que precisam prestar serviços nos setor público

Nenhum comentário:

Postar um comentário