segunda-feira, 17 de janeiro de 2011

Reunião para tentar amenizar a crise na saúde


Principal problema da saúde é a falta de um médico anestesista no Município


Nesta segunda-feira, dia 17 de janeiro, às 10 horas, na Câmara de Vereadores, aconteceu uma reunião com a Presidente da Câmara, Rosilda Freitas, os vereadores, o Prefeito Zauri Tiaraju de Castro, o Secretário de Saúde, Antonio Celso Ribeiro, a Administradora do Hospital de Caridade Dr. Victor Lang, Maria Helena Amado e o Presidente do Conselho de Administração do HC, Edu Lobato, para tentar solucionar alguns problemas graves que estão acontecendo na saúde de Caçapava do Sul, como a falta de um médico anestesista, de um raio X no Hospital, reavaliação do contrato entre Prefeitura e Hospital, para melhor, atendimento pelo SUS e o transporte de pacientes para outros municípios porque Caçapava não oferece algumas condições essenciais.
Durante a reunião, foi debatido primeiro a questão do atendimento pelo Sistema Único de Saúde (SUS), dentro do hospital e a relação dos médicos com este convênio, além da parte da Prefeitura estipulada em contrato com a Instituição de saúde, que é particular.
Em uma das decisões do encontro, foi reavaliar o contrato entre município e HC, para melhorar o atendimento e tentar sanar alguns problemas que estão sendo enfrentados atualmente.
Sobre o médico anestesista, na reunião ficou acertado que a Secretaria de Saúde junto com o Hospital irão intensificar a busca por este profissional que está escasso no mercado, principalmente pelos altos salários exigidos, tudo isso por causa da concorrência forte de outras entidades de saúde e municípios do RS.
Na questão da falta de um raio x, deve ser marcado para ainda esta semana uma reunião com uma clinica particular, para tentar solucionar este problema, através também de um convênio, se todas as partes interessadas chegarem em um consenso e acordo.
Foi conversado também no encontro, outros problemas do setor, que atrapalham o andamento normal da saúde. Segundo o Secretário, o município atende cerca de 10 mil pessoas por mês, entre postos de saúde, pronto socorro e outros atendimentos gratuitos.
O Prefeito falou várias vezes durante a reunião, que o Hospital é particular e que presta serviço ao município, com isso, uma das saídas era o Poder Público intervir no Hospital se todos fatos negativos se tornassem maiores, já o Secretário irá marcar uma audiência no Ministério Público, com o objetivo de buscar subsídios jurídicos aos problemas da saúde.
Em alguns momentos a reunião se tornou tensa, pela busca de soluções e sugestões que acabavam não dando certo. “ Este encontro aqui é importante para ter mais vozes e pessoas procurando soluções para a crise da saúde”, disse o prefeito.
A Presidente da Câmara, vereadora Rosilda Freitas, deve acompanhar o executivo na reunião que será marcada no MP e deve junto com os vereadores acompanhar de perto todos os passos na solução dos principais problemas. “Este é um momento delicado que a saúde passa e devemos nos unir para achar uma solução rápida para os problemas e os Poderes Públicos estão fazendo o possível e o impossível para amenizar esta crise, temos que trabalhar”, finaliza Rosilda

Nenhum comentário:

Postar um comentário