terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

Heinze quer incluir arroz, pecuária e fruticultura nos incentivos contra a seca


Nesta segunda-feira, dia 13, o Deputado Federal Luiz Carlos Heinze (PP) esteve em Caçapava do Sul, para uma reunião com a Diretoria do Sindicato Rural (SR), sobre alternativas de ajudar os produtores rurais com medidas contra a estiagem que está prejudicando subitamente a safra deste ano, tanto na agricultura, como na pecuária.
O Presidente do SR, Sandro Ferreira, abriu a reunião e passou a palavra ao Deputado que começou explanando sobre a luta de colocar nos pacotes de combate a seca do Governo Federal, o arroz, pecuária e a fruticultura, já que os incentivos atuais estão direcionados somente para a soja e o milho.
Segundo Heinze, as percas ocasionadas pela estiagem no Estado, principalmente em Caçapava, não estão limitados somente na soja e no milho, mas sim em toda a produção agropecuária, principalmente na pecuária, onde o gado está sofrendo ainda em muitas regiões pela falta de comida e a escassez de água. A inclusão dessas outras medidas nos incentivos do Governo irá ajudar os produtores a prolongarem por mais tempo os seus custeio bancários e financiamentos, além de ajudar na liberação mais rápida dos seguros e diminui a burocracia para o produtores alcançarem as ajudas contra a seca.
Durante o encontro, que teve a presença também do gerente do Banco do Brasil, Jorge Kramer e do Banrisul, Vilmar Ritter, foi questionado sobre a orientação das agências sobre as medidas de prolongar ou não o custeio dos produtores atingidos e também será feito um levantamento junto aos bancos sobre o número de financiamentos em Caçapava, bem como os seus valores, para serem repassados ao Deputado através do Sindicato, onde Heinze tentará medidas coletivas em Brasília para ajudar os agropecuaristas locais.
Segundo Kramer, os produtores que chegarem na agência e comprovarem que foram atingidos pela estiagem, o prazo de seus custeios ou financiamentos serão readequados.
Outro ponto comentado na reunião pelo Deputado, é que nos dias 6 e 7 de março deve ser votado no Congresso Nacional o novo Código Florestal. Segundo Heinze, já existe um acordo entre as bancadas para ser votado a lei. Este novo código deve definir em todo o Brasil as áreas de preservação ambiental e as medidas que cada produtor deve tomar em seu campo.
Foi anunciado também pelo parlamentar um projeto que está sendo feito por ele em conjunto com a Senadora Ana Amélia Lemos, que é através do Ministério da Agricultura, para a compra de tratores aos municípios gaúchos, que possam serem usados somente na construção de açudes no interior. Mas estas máquinas seriam administradas pelo Conselho Municipal de Agropecuária, os Sindicatos, cooperativas e associações, onde iriam definir metas, valores e um cronograma de trabalho para os tratores, com uso exclusivo na construção de açudes de bebedouros. Essas máquinas seriam distribuídas em 360 municípios gaúchos que necessitam desta demanda.
Participaram também do encontro, o Secretário de Agropecuária do município, José Ivan Menezes, a vereadora Rosane Abdala, o Ex-Prefeito Otomar Vivian, membros da Cotrisul e produtores rurais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário