domingo, 26 de fevereiro de 2012

Teto da Secretaria de Turismo desaba


Um dos mais importantes prédios históricos localizados na área central de Caçapava do Sul não suportou a ação do tempo. Parte do telhado da antiga Casa dos Ministérios desabou na tarde deste sábado, dia 25, por volta das 14h. Chovia forte no momento da queda, não havia ninguém no local.

O Corpo de Bombeiros e a AES Sul foram acionados. Os funcionários da concessionária de energia elétrica desligaram a luz. Os bombeiros fizeram uma avaliação da situação e isolaram o prédio, sem colocar uma lona no buraco aberto no telhado.

– Daqui é possível ver que as madeiras estão podres, por causa da ação dos cupins, não podemos arriscar a vida de um profissional tendo em vista que o telhado é antigo e está chovendo – disse.

O Secretário de Obras Sálvio Daniel informou que na segunda-feira, 27, a pasta fará uma avaliação da estrutura para ver o que poderá ser feito.

– Esta é uma situação delicada, tendo em vista que o prédio é particular e a Prefeitura apenas aluga. Ele também é tombado pelo patrimônio histórico e cultural do Estado e qualquer obra terá que seguir o que manda a legislação, mas não podemos deixar que a Casa dos Ministérios vire ruína – frisou.

Segundo a Secretária Geral, Jane Mayora, a queda do telhado foi ouvida por pessoas que estavam reunidas na Sede do PT, que fica a poucos metros do local, na rua Borges de Medeiros.

– Uma companheira disse que ouviu um estrondo forte e quando saiu para a rua para ver o que era, notou que o telhado tinha desabado. Logo em seguida ela acionou os secretários. Por orientação dos bombeiros retiramos apenas os equipamentos eletrônicos – comentou.

O Secretário de Cultura e Turismo Nilberto Freitas, Lalala, acompanhou o trabalho dos bombeiros. De acordo com ele, a secretaria teve que mudar para o prédio, pois o Quiosque na esquina das ruas Barão de Caçapava e 15 de Novembro, onde ela estava instalada anterior, apresentava inúmeras goteiras.

A CASA DOS MINISTÉRIOS
Pertenceu a José Pinheiro de Ulhoa Cintra, jornalista e Ministro de diversas pastas da República Rio-Grandense. No local foram instalados os ministérios do Governo Republicano Rio-Grandense em 1939, período em que Caçapava do Sul foi a 2ª Capital Farroupilha.

Por Marcelo Marques/farrapo.rs

Nenhum comentário:

Postar um comentário