sexta-feira, 14 de junho de 2013

Árbitro Anderson Daronco realizou palestra em Caçapava

O Conselho Municipal de Desporto (CMD) promoveu uma palestra com o árbitro Anderson Daronco, na quinta-feira, dia 13, no Salão de Atos da ACIC, edifício Bela Vista. Ele é superintendente de Esportes e Lazer Secretaria de Município da Juventude, Esporte, Lazer, Idoso e Criança, de Santa Maria e membro da Federação Gaúcha de Futebol (FGF), desde 1999, e da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), desde 2008, o árbitro começou a apitar na série B do Campeonato Brasileiro e desde 2011 tem trabalhado na série A do Campeonato.
O tema da palestra foi “A arbitragem no mundo do futebol”. Daronco falou sobre as regras de futebol, porém, sem o objetivo de formar árbitros, e sim de estreitar a vivência com as regras do jogo. Também foram abordados assuntos pertinentes a arbitragem, como preparação física, psicológica e social. Foi discutida ainda a imagem que os torcedores, dirigentes, atletas, imprensa têm do árbitro de futebol. 
Sobre os recursos tecnológicos, Daronco disse que, com eles, diminuíram muito os erros dos árbitros, mas isso é muito pouco, é preciso investir na formação continuada do árbitro e na sua profissionalização. 
Quanto à Copa das Confederações e Copa do Mundo, o árbitro explicou que a FIFA deve cobrar uniformidade nas decisões dos árbitros.
- Existe uma pluralidade de estilos de arbitragem presente nestes eventos (sulamericanos, europeus, africanos), o que pode acarretar em estilos diferentes de conduzir a partida. A FIFA realiza seminários e treinamentos antes destas competições com a finalidade de minimizar estas diferenças, para que elas não sejam percebidas no campo de jogo. Também acredito que o combate à violência por parte dos jogadores será cada vez mais forte. E a cobrança em cima dos árbitros será cada vez maior, tendo em vista os recursos que são utilizados nas transmissões esportivas, que em todos os momentos expõem as decisões dos árbitros, sejam elas certas ou erradas, e as ferramentas e processos que nos oferecem para as partidas não caminham com a mesma velocidade - disse o árbitro.

Fonte: Gazeta de Caçapava

Nenhum comentário:

Postar um comentário