domingo, 9 de junho de 2013

TV OVO grava documentário sobre as cavalhadas

Uma guerra muito bonita. Sim, lutas quando encenadas como forma de relembrar o passado e manter viva a memória podem ser consideradas belas. Foi assim o embate entre mouros e cristãos no sábado, 08 de junho, no Forte Dom Pedro II, em Caçapava do Sul. Cristãos, vestidos de azul, e mouros, vestidos de vermelho, contracenaram com um dia ensolarado, com nuvens pincelando o céu, num cenário de tirar o fôlego.

A teatralização do folguedo foi organizada para a gravação das últimas cenas do documentário A Semi-lua e a Estrela. Dirigido por Marcos Borba, o documentário que é um projeto da TV OVO, fala da tradição da corrida de cavalhadas na cidade.

Foram mais de 20 profissionais do audiovisual envolvidos na produção. Entre os equipamentos utilizados estavam uma câmera de cinema digital, um veículo aéreo não tripulável (Vant) e câmeras fotográficas DSLR que gravam em full HD.

O filme é um projeto aprovado via edital pelo Fundo de Apoio à Cultura (FAC-audiovisual), da Secretaria Estadual de Cultura (Sedac) do Rio Grande do Sul. A Semi-lua e a Estrela, marcas dos mouros e cristãos, respectivamente, terá 26 minutos e conta com um recurso de 40 mil reais para a sua realização.

Nos próximos meses o documentário entra em fase de edição. Ele deverá ficar pronto final de outubro e ser lançado com os demais documentários aprovados na categoria Documenta Rio Grande, do edital do FAC.

Nenhum comentário:

Postar um comentário