terça-feira, 3 de dezembro de 2013

Equipe da Coleta Seletiva comemora os primeiros resultados

Na última sexta-feira, dia 29, o Secretário do Planejamento e Meio Ambiente, Fabio de Oliveira, o Chefe do Departamento de Meio Ambiente, Nilvo Dorneles, e a Coordenadora de Coleta Seletiva da Secretaria de Ação Social, Loreni Araújo, estiveram na Central de Triagem para reunião com alguns dos líderes da ASGUECOL (Associação de Catadores e Recicladores Guerreiros da Ecologia), representados por Luis Antônio Sena, Jorge Ubirajara Freitas e Franciele Rodrigues Moreira. 
O objetivo foi fazer um balanço sobre os primeiros dias de atividade do Programa de Coleta Seletiva. O grupo debateu sobre o que está bem e o que precisa ser reavaliado para a continuidade e evolução na implantação do programa, entre itens como horários de coleta, volume arrecadado até o momento, compradores e participação da comunidade. 
A avaliação geral dos presentes na reunião foi de grande comemoração em relação aos resultados já obtidos, e que o engajamento das pessoas tem sido muito satisfatório. O secretário Fabio de Oliveira reforçou a importância de cobrarmos que todas as repartições públicas inseridas no roteiro participem ativamente do programa. “Nós, poder público, temos de dar exemplo. Se fizermos a nossa parte, se fizermos bem feito, aí sim podemos cobrar a participação do restante da sociedade. Além disso, este é um momento crucial para que a comunidade participe da construção do programa, sugerindo, criticando, elogiando, nos dando um feedback em relação ao que está indo bem e o que precisa melhorar. O Programa de Coleta Seletiva é do interesse de todos, pois gera impacto social, econômico e ambiental”, afirmou o secretário.
No período de 18 a 29 de novembro, foi possível coletar um total de 35 fardos, que representam 3.027 kg de material a ser reaproveitado, sendo a maior parte papelão e embalagem de cimento. Neste ritmo, a estimativa é que o primeiro mês encerre com 8.400 kg de material recolhido. 
O Programa de Coleta Seletiva é uma iniciativa da Prefeitura Municipal de Caçapava do Sul, em parceria com a Asguecol, e ainda com apoio de Unipampa, Urcamp, CDL e ACIC. Nesta primeira etapa, a coleta inclui o bairro Centro e algumas unidades do poder público, como escolas, secretarias e postos de saúde. Aos poucos, o programa deve evoluir até englobar o restante da cidade. 
Para quem tiver dúvidas, críticas ou elogios a fazer, pode entrar em contato através do telefone (55) 3281.1390, da Secretaria do Planejamento e Meio Ambiente, ou ainda através do email secretario.planejamento@cacapava.rs.gov.br.

Nenhum comentário:

Postar um comentário