sexta-feira, 20 de dezembro de 2013

Unipampa recebe oficialmente área da Prefeitura

A Universidade Federal do Pampa (Unipampa), campus de Caçapava do Sul, recebeu da Prefeitura do município uma área de aproximadamente 30 hectares para expansão do seu Campus a partir de 2014. A cerimônia de assinatura da escritura pública da área da Universidade ocorreu na manhã do dia 20 de dezembro, no auditório do campus.
Estiveram presentes o Prefeito Otomar Vivian, o diretor do campus Caçapava, professor Marco Antonio Hansen e o vice-reitor da Unipampa, Almir dos Santos Neto, que representou a reitora da universidade, a Profª Draª Ulrika Arns, além das demais autoridades locais e regionais, empresários e comunidade acadêmica.
Na oportunidade o Prefeito Otomar Vivian explanou sobre o processo até chegar a esta doação do terreno à universidade, agradeceu o apoio dos órgãos públicos e de pessoas que contribuíram diretamente com a negociação, destacando o dia 20 de dezembro como uma data histórica.
- A partir de hoje, Caçapava do Sul, amparada em um sólido pilar deste país, que é a educação, irá trilhar juntamente com a Unipampa, um novo caminho para o desenvolvimento - afirmou Vivian.
Logo após, Amaro Dewes, tabelião do município, leu a escritura que foi assinada, posteriormente, pelo Prefeito Municipal juntamente com o vice-reitor da Universidade e o diretor da Unipampa campus de Caçapava.
No final da cerimônia, o diretor Marco Antonio Hansen, agradeceu o empenho dos poderes executivo e legislativo e apresentou os planos da Unipampa para a expansão do campus de Caçapava do Sul.
Segundo o diretor, além dos cursos já existentes no campus, o curso de Licenciatura em Ciências Exatas terá uma especialidade em Ciências Naturais, tornando-se Licenciatura Interdisciplinar em Ciências Exatas e da Terra; Licenciatura em Informática, Meteorologia, Licenciatura em Geografia também são cursos que podem ser aprovados para o campus de Caçapava, além de especializações em Geologia e Geofísica.
O Campus ainda possui os cursos de graduação em Geofisica, Geologia, Tecnologia em Mineração e Engenharia Sanitária e Ambiental.
- O campus Caçapava tem atualmente 612 alunos e 118 colaboradores, entre professores e funcionários. Para o ano que vem, mais de 250 alunos devem ingressar no nosso campus e em um curto espaço de tempo, planejamos o campus com cerca de dois mil alunos futuramente - afirmou o diretor.
Além dos dois laboratórios que já estão em construção no campus, na área de 30 hectares doada pela Prefeitura, está prevista a construção da casa do estudante com capacidade para 90 alunos, dois prédios acadêmicos, biblioteca, auditório, Restaurante Universitário e estação de tratamento, além de um espaço de urbanização que atenderá toda a comunidade de Caçapava do Sul e uma área de preservação ambiental, que servirá como laboratório ao ar livre. O total do investimento chega a R$ 40 milhões.
Este projeto inicial já está no orçamento da Universidade, por tanto, com a doação da área novas construções serão planejadas pela Universidade.

A natureza já fez a sua parte em Caçapava, agora é a vez do poder público e da Universidade fazer a sua. Esta data será um marco no desenvolvimento de Caçapava para os próximos 20 anos”, disse o Prefeito.

Nenhum comentário:

Postar um comentário