terça-feira, 3 de dezembro de 2013

Vigilância realiza encontro com profissionais de estética e embelezamento

Ainda que salões de beleza sejam considerados estabelecimentos de interesse da saúde, por muito tempo a ausência de uma regulamentação clara para o setor representou riscos a quem frequenta os centros de estética; a principal preocupação é com a esterilização e o descarte de instrumentos. Mas essa situação está acabando após uma lei federal e regulamentação estadual.

Desde janeiro de 2012, a lei nacional 12.592/12 reconhece os profissionais de beleza e torna obrigatório o seguimento das normas da ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária). Essa medida abrirá caminhos para novas ações da ANVISA na proteção de cabeleireiros, manicures, esteticistas e seus clientes.

De acordo com a diretora da Anvisa, Maria Cecília Brito, a lei abre caminho para que sejam feitas novas ações de proteção à saúde do trabalhador de salões de beleza e dos próprios clientes.


Em Caçapava do Sul, a Secretaria de Saúde, através do Departamento de Vigilância em Saúde, promoveu nesta terça-feira, dia 03, o 1º Encontro da VISA (Vigilância Sanitária) com Profissionais de Estética e Embelezamento, onde começou às 9h, no Salão de Atos da Urcamp. Os temas do evento são: noções de higiene, limpeza, desifecção e esterilização.
A Secretária de Saúde Rosane Abdala abriu o evento que foi comandado pela Vigilância Sanitária do Município explicou a legislação e o que deve ser acrescido no trabalho de cada profissional. Cerca de 80 profissionais compareceram no encontro. A vigilância está orientando os profissionais sobre esta legislação e vai conceder um tempo para adaptação de todos, para depois cobrar o cumprimento das normas da ANVISA.

Nenhum comentário:

Postar um comentário