terça-feira, 21 de janeiro de 2014

Controle da população canina será através de microchip

 Aconteceu nesta terça-feira, dia 21, uma reunião entre a Secretária de Saúde, Rosane Abdala e as integrantes da Ong Clube do Cão, para definirem as medidas que serão implantadas a partir desta semana para melhorias no Canil Municipal e um planejamento para controlar a população canina.
As primeiras medidas estruturais no canil já foram tomadas, como a instalação nesta terça-feira de uma caixa d'Água com boia no local, para o abastecimento de água ser constante e automático. Outra medida imediata é a disponibilização de dois vigilantes para o canil que serão treinados pelo veterinário responsável, Henrique Costa, tanto para limpeza como no cuidado com os animais. Essas duas medidas foram tomadas de maneira imediata para evitar que problemas aconteçam no Canil, como pessoas que atiram animais para dentro do local durante a noite e nos finais de semana, inclusive cachorros doentes que acabam morrendo junto com os outros animais, causando grandes transtornos e solucionar definitivamente o problema de abastecimento de água que não será mais manual e sim com uma caixa com boia. Com essas primeiras medidas os problemas estruturais do Canil serão resolvidos.
Mas a grande novidade da reunião, é que foi autorizado pelo Prefeito Otomar Vivian o envio para a Câmara de Vereadores, de um projeto de lei que torna obrigatório em todo o município de Caçapava do Sul, a implantação de microchips em todos os cachorros, para controlar definitivamente a população canina em Caçapava.
O Clube do Cão vai entregar ainda nesta semana um esboço de projeto de lei para a Secretária de Saúde que complementará junto com a Assessoria Jurídica da Prefeitura, para enviar a Câmara de Vereadores o mais rápido possível.
Nesta lei torna obrigatório em todo o município a implantação de microchips nos cachorros, multa para as pessoas que largarem os seus animais para a rua e outras medidas que controlarão a população canina, inclusive com castração.
Mas antes da lei ser aprovada pela Câmara, a prefeitura está encaminhando para o setor de licitações da Secretaria de Fazenda até quinta-feira, dia 23, os dados técnicos para a abertura de um edital de licitação para comprar cerca de 2.000 chips, aparelhos de verificação e notebooks, para assim que a lei estiver vigorando a chipagem ter início. A legislação obrigará as clínicas veterinárias a terem para venda o chip e para as pessoas que não tiveram condições de comprar o aparelho o município vai disponibilizar no canil, através da compra que será feito pela licitação.
Já para controlar melhor o andamento do local, principalmente para evitar que pessoa joguem cachorros para dentro do canil nos finais de semana e a noite, serão instaladas duas câmeras de vigilância no local, com monitoramento 24h.
Para a Secretária de Saúde, Rosane Abdala, essas medidas que estão sendo tomadas vai controlar a população de cachorros em Caçapava e resolver definitivamente o problema do canil municipal. “Problemas existem, mas a gente vai resolvendo imediatamente os crônicos e planejando uma solução definitiva”, disse Rosane.
Outro ponto decidido na reunião foram as datas dos mutirões de vacinação dos animais, principalmente para controlar o cio das fêmeas. O primeiro mutirão acontece no dia 02 de fevereiro, onde uma unidade ficará em prontidão durante todo o dia nos postos de saúde de cada bairro. A logística desta primeira vacinação será feito pelo Clube do Cão, com o apoio da Secretaria de Saúde, que irá comprar as vacinadas. Na sequencia serão divulgados as outras datas, muito provavelmente em abril e junho, sempre com um intervalo de 60 dias.
Para a Presidente do Clube do Cão, Márcia Gervásio, esta legislação é um sonho para Ong, que sempre foi parceira do Poder Público para solucionar e controlar a população canina e sempre zelar pelo cuidado dos animais, principalmente no Canil.
“Essas medidas são inéditas em Caçapava do Sul, mas só podemos realizar com o apoio do Clube do Cão, que presta um excelente serviço para a comunidade”, finaliza a Secretária.

Participaram também do encontro, o chefe do setor de licitações da Prefeitura, Elenilton Flores e as integrantes da Ong Clube do Cão.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário