sexta-feira, 24 de janeiro de 2014

Os escoteiros estão de volta

Na manhã de sexta-feira, dia 24, esteve reunida com o Prefeito Otomar Viviam uma comissão que está reabrindo o Grupo de Escoteiros “Clareira da Mata” de Caçapava do Sul.
A comissão é formada por Ciro Rodrigues, Daniel Dutra, Eneli Freitas, Gilnei Marques, Gilson Martins, Jamerson Marques, Lucas Marques, Nilo Luiz e Rafael Vivian, além de outros colaboradores. Os integrantes informaram ao Prefeito que estão providenciando todos os trâmites de regularização do registro do Grupo de Escoteiro junto a União dos Escoteiros do Brasil (UEB). Também anunciaram a primeira palestra de atualização, no dia 28 de fevereiro, que será ministrada pelo Comissário Distrital Chefe, Fredkson Antonio Pinto, do 4º Distrito Escoteiro.
O Prefeito parabenizou a comissão pela iniciativa e garantiu o apoio da administração municipal, principalmente quanto a documentação da instituição e colaborar com a recuperação da antiga sede do grupo, localizada na rua João Farias de Oliveira Lima, s/nº, bairro Floresta. Vivian assegurou também que a Prefeitura irá disponiblizar todo o apoio necessário para a reabertura dos escoteiros.
A intenção dos coordenadores do projeto é começar imediatamente com crianças de 12 anos, como escoteiros, que se formam no Pelotão Mirim da Brigada e irão direto para os escoteiros, como uma forma de dar continuidade ao projeto.. Na sequencia a instituição vai começar a receber crianças de 7 à 10 anos, que são os lobinhos e na medida que a entidade vá crescendo outras categorias serão abertas.
- Essa é uma oportunidade da criança sair do pelotão Mirim da Brigada e dar continuidade ao seu aprendizado junto aos escoteiros, que irão contribuir muito com a Prefeitura em futuras ações do Poder Público, que visem o interesse de toda a comunidade. Parabéns aos idealizadores que por livre iniciativa resolveram reabrir os escoteiros em Caçapava – disse o Prefeito.
Saiba mais sobre o Escotismo
O escotismo iniciou em 1907, com o propósito de desenvolvimento do jovem, por meio de um sistema de valores que prioriza a honra, baseado na promessa de Lei escoteira e através da prática do trabalho em equipe e da vida ao ar livre.
Segundo a comissão do Grupo de Escoteiros “Clareira da Mata”, o escotismo está presente em 216 países e tem aproximadamente 29 milhões de participantes.
Entre os conceitos inerentes à Lei Escoteira estão: honra, integridade, lealdade e amizade. Os valores do movimento escoteiro são: desenvolvimento físico, intelectual e moral; missão, visão e princípios do escotismo, e as atividades envolvem as modalidades: básica, do mar e do ar.

As categorias do escotismo são divididas em: “Lobinho” (07 a 10 anos), “Escoteiro” (11 a 14 anos), “Sênior” (15 a 17 anos) e “Pioneiro” (18 a 21 anos).

Nenhum comentário:

Postar um comentário