terça-feira, 1 de setembro de 2015

Cerimônia destaca a Chama Crioula e o início da Semana da Pátria

 Na manhã desta terça-feira, dia 1º, os cavalarianos que saíram de Aceguá, no sul do Estado, com a Chama Crioula, percorrendo mais de 200 km, chegaram no centro de Caçapava do Sul as 8h da manhã, para a realização de duas cerimônias oficiais.
O primeiro evento foi o início da Semana da Pátria, onde o fogo simbólico é o mesmo da Chama Crioula, onde os cavalarianos passaram para o Prefeito Otomar Vivian, que ascendeu a Pira da Pátria. Na sequencia, o próprio Prefeito, o Presidente da Câmara, Pedro Gaspar e o Patrono da Semana Farroupilha 2015, Secundino Oliveira, fizeram o hasteamento das bandeiras ao som do Hino Nacional Brasileiro.
Após começou a cerimônia de entrega da Chama Crioula, onde o Coordenador da Cavalgada João Batista Dorneles, entregou a Chama Crioula ao Prefeito Otomar Vivian, que conduziu ao comando local da Brigada Militar. A BM ficará guarnecendo a Chama até o início da Semana Farroupilha, que começa no dia 12 de setembro, com as alvoradas de cada CTG, rondas e bailes, tanto para adultos, quanto bailes infantis.
Os cavalarianos fizeram ainda uma homenagem ao ex-vereador Antonio Tolfo (Bingo), falecido este ano, porque Tolfo participava todos os anos da cavalgada e em virtude da sua morte os cavalarianos resolveram colocar o seu nome na jornada, chamando de “ Cavalgada Antonio Tolfo (Bingo)”. O lenço de Bingo foi carregado pelos cavalarianos durante toda a cavalgada e na chegada da Chama o seu cavalo encilhado foi conduzido pelos tradicionalistas.
O lenço foi entregue para a esposa do ex-vereador, Adélia Tolfo, que agradeceu a homenagem em nome da sua família.
No final o coordenador da Cavalgada João Batista Dorneles agradeceu aos companheiros de cavalgada, onde participaram 18 homens de duas mulheres, além da equipe de apoio e colaboradores. Já o Prefeito fez o uso da palavra para exaltar o empenho de cada tradicionalista em buscar a Chama Crioula em Aceguá e já anunciou que em 2016 os cavalarianos irão a Triunfo buscar o símbolo máximo da Semana Farroupilha.

Participaram também do evento, o Presidente da Comissão Organizadora dos Festejos Farroupilhas, José Dias, o Conselheiro do MTG Zeno Dias Chaves, Patrões de CTGs, Prendas, Secretários Municipais, vereadores e a Brigada Mirin.

Um comentário:

  1. Faltou acrescentar a presença dos professores da E.M.E.F Nossa Senhora das Graças, a qual estava encarregada da guarda da Pira da Pátria das 8 as 12h.

    ResponderExcluir