sexta-feira, 13 de novembro de 2015

Desenvolvido em Caçapava, projeto de Fortalecimento de Vínculos é apresentado em Brasília

Nos dias 09 e 10 de novembro, a equipe formada pela secretária Rosa Vivian, psicóloga Silvia Letícia Freitas Neto; coordenadora do CRAS, Opalina Teixeira e secretária adjunta, Denise Tasca, participaram da Jornada do Projeto Vínculos, em Brasília. O evento foi promovido pelo Ministério de Desenvolvimento Social (MDS), em parceria com a fundação Maria Cecilia Souto Vidigal e o Instituto Tellus.
Escolhido como destaque do sul do país, o projeto de boas práticas do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), desenvolvido pela Secretaria de Assistência Social de Caçapava do Sul, foi apresentado aos participantes no Anfiteatro do Sebrae, na capital federal.
“O nosso case foi um dos escolhidos porque atingiu as metas do projeto Vínculos e contempla um público atendido diversificado. Isso tudo é muito especial, pois nós representamos a região sul, que engloba Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul”, disse Rosa Vivian.
Em agosto, uma equipe do MDS esteve em Caçapava para conhecer e fazer um mapeamento do projeto de Fortalecimento de Vínculos desenvolvido no município. Foram cinco dias de acompanhamento do serviço, que tem finalidade de intervenção complementar ao trabalho social com famílias.
O projeto atende crianças, adolescentes, adultos e idosos. Oferece educação integral, que engloba oficinas e orientações de cidadania, sociabilidade e sustentabilidade.
Para o público de seis a 17 anos são oferecidos oficinas de Karatê, Slackline, Hip Hop, Dança de Rua, Grafitagem e Informática. Entre os 18 aos 59 anos acontecem aulas de bordado, crochê, corte e costura, costumização e tricô. Muitas destas oficinas também são ofertadas aos idosos, além das atividades físicas com aulas regulares.
Mais de 150 pessoas estão cadastradas no projeto. A meta é chegar a 310 de acordo a Assistência Social, ressaltando que todos devem se enquadrar nos requisitos do cadastro único.
O Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos também é feito no Abrigo Bem Me Quer, Associação Caçapavana de Amparo ao Idoso (ASCAI) e o Lar do Idoso Rosinha Borges. São praticadas atividades físicas com educador físico e acompanhamento psicológico.
Este trabalho abrange o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), Centro de Referência Especializado em Assistência Social (CREAS), Equipe Volante, Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (PAIF), Serviço de Proteção Especializado de Atendimento à Família e Indivíduos (PAEFI) e Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI), com vistas a prevenir a ocorrência de situações de vulnerabilidade e risco social.

Nenhum comentário:

Postar um comentário