sexta-feira, 27 de novembro de 2015

Educação municipal na era digital

 O quadro parece uma imensa tela de computador. O professor segura uma caneta eletrônica ao invés do giz. O conteúdo é ilustrado através da projeção do equipamento. Esta é a descrição da aula com a lousa digital.
A primeira remessa dos equipamentos foi repassada pelo Ministério da Educação para as escolas públicas de Caçapava do Sul, em outubro deste ano. De acordo com a coordenadora municipal do Programa Nacional de Tecnologia Educacional (ProInfo), Mariângela Fighera, 38 escolas municipais receberam a lousa digital, que também será entregue à cinco escolas estaduais.
“O objetivo do ProInfo ao oferecer este dispositivo é estimular o avanço tecnológico no ensino. Com a lousa digital o professor pode preparar apresentações em programas comuns de computador, como o Power Point e navegar na internet com os estudantes. Também possibilita criar atividades interativas, contando com a participação dos alunos, que vão até a lousa e escrevem nela por meio de uma caneta especial, teclado virtual ou com o dedo, já que a lousa lê ambas as formas”, explica Mariângela.
Na Escola Municipal Inocêncio Prates Chaves, aonde chegou três lousas digitais, os alunos ficam atentos sempre que o equipamento é montado. A curiosidade deles é a mesma da professora Frankiene Freitas Sanches, que pretende utilizar o equipamento nas suas aulas.
“A tecnologia na escola acrescenta a qualidade do ensino. Beneficia o professor e o aluno, pois facilita a participação e interação dentro da sala de aula”, avalia a professora.
Segundo a coordenadora do ProInfo, Mariângela Fighera, por enquanto, a única atividade que está sendo oferecida com o novo dispositivo é a exibição de filmes. Mas prevê, para o início de 2016, a realização de uma capacitação dos professores.
“Vamos oferecer uma Formação Continuada em Tecnologia Educacional que será voltada para o uso didático-pedagógico das Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) no cotidiano escolar. Com isso o educador ficará apto a utilizar essa nova tecnologia oferecida pelo ProInfo”, disse a coordenadora.
Entre os recursos que poderão ser utilizados estão apresentações em três dimensões do corpo humano, fórmulas químicas e matemáticas, dicionário e mapas feitos por satélite, disponíveis em sites como o Google Maps ou Google Earth.
O kit do equipamento completo contém um computador interativo, que projeta as imagens em qualquer superfície plana - por isso o nome de lousa digital -, mouse, teclado virtual e duas canetas digitais.


Netbooks
A terceira fase da distribuição de netbooks para escolas da rede estadual iniciou no dia 10 de novembro. Nesta fase, os netbooks serão entregues às escolas de ensino médio que tenham mais de 100 alunos matriculados.
De acordo com a 13ª Coordenadoria Regional de Educação, em Caçapava do Sul, a Escola Nossa Senhora da Assunção e o Instituto Dinarte Ribeiro receberão 60 netbooks, cada.
O investimento do governo do Estado nesta etapa é de R$ 9,6 milhões. O montante possibilitou a aquisição de 10.130 netbooks, que irá beneficiar estudantes de 163 escolas.
Contabilizada esta terceira e última fase, 28,6 mil netbooks foram entregues a 666 escolas em 2015. A primeira entrega havia ocorrido no mês de julho e a segunda no final do mês de outubro. O investimento total foi de R$ 27 milhões.


Interação através de portal
Desde o dia 15 de outubro, mais de 80 mil usuários, entre eles os 75 mil professores da rede estadual, estão cadastrados no Portal Educom Tchê. O portal é um ambiente virtual onde os docentes podem compartilhar ideias, planos de aula, vídeos, fotos entre outros conteúdos interessantes.

O objetivo a ferramenta, segundo o Coordenador Regional de Educação, Aristides Saul Costa, é estimular e facilitar a transmissão de práticas pedagógicas exitosas. O endereço eletrônico do Portal Educom Tchê é: http://educomtche.educacao.rs.gov.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário