terça-feira, 13 de dezembro de 2016

Deputados avaliam projeto de mineração do Grupo Votorantim em Caçapava

Nesta terça-feira (13), o deputado estadual Edson Brum (PMDB) acompanhado do deputado Gilberto Capoani (PMDB), recebeu a comitiva do Grupo Votorantim, o geólogo Samuel Lago, o gerente de relações governamentais, Lucélio de Morais e Leonardo Correia, responsável pela comunicação corporativa, que apresentaram o projeto de mineração das Minas do Camaquã, em Caçapava do Sul.
A empresa apresentou os resultados do Estudo de Impacto Ambiental (EIA-Rima) na Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam). Duas audiências públicas já foram realizadas: uma em Minas do Camaquã e outra em Caçapava do Sul, e outras três em municípios da região, somando o público de 3200 pessoas. Paralelo a isto, estão sendo desenvolvidos os estudos de engenharia necessários para a segunda etapa do empreendimento, o estudo de pré-viabilidade.
Algumas dúvidas dos deputados foram sanadas, como a questão da captação de água do Rio Camaquã e descartes. “Precisamos saber do impacto ambiental antes de qualquer manifestação referente ao empreendimento, que, sem dúvidas, economicamente é importante para o nosso Estado”, destacou Brum.
 Segundo a comitiva da empresa, o projeto tem como meta 100% de recirculação de água, sem descartes ao meio ambiente. A tendência é que a captação diminua gradualmente, reduzindo a dependência do rio. Já os rejeitos gerados no processo serão espessados e dispostos em pilhas a seco – uma tecnologia inovadora, com custo maior, porém mais segura do ponto de vista ambiental que substitui a tradicional barragem com água.
 A energia elétrica do empreendimento virá de uma subestação própria, com uma linha de transmissão a ser construída pela Votorantim Metais Holding. Futuramente, caso haja interesse, essa linha poderá ser utilizada para o abastecimento da região do município de Caçapava do Sul.

Fonte: Assessoria Deputado Edson Brum

3 comentários:

  1. Subempregos...Compensação financeira mínima. ..E conforme o EIA/Rima poluição do ar ...Das águas superficiais e do lençol freático ...Assoreamento do Rio e seus afluentes. ..Enfim só não vê quem usa vendas...Estão mais uma vez querendo entregar nossos tesouros em troca de espelhos. ..E comprometer toda cadeia produtiva do Alto Camaquã e da Costa Doce!

    ResponderExcluir
  2. Os munícipios banhados pelo Rio Camaquã já estão posicionados contra esse projeto destrutivo, que pretende contaminar com metais pesados todo o ecossistema da região mais preservada do Pampa gaúcho, afetando diretamente a vida e a saúde das populações ribeirinhas! Isso importará em retrocesso econômico, pois toda a produção agropecuária, matriz do nosso Estado, responsável pelos recordes na balança financeira, ficará estigmatizada e perderá seu mercado, em função da contaminação por chumbo! Os políticos que apoiarem a destruição do Rio Grande serão lembrados no futuro, disso podem ter certeza!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Márcia, vamos postar nosso descontentamento diretamente no email destes Deputados. Eles até podem ficar de acordo mas ficará registrado que eles foram alertados.

      Excluir