sexta-feira, 14 de setembro de 2018

Canil para abrigar cães comunitários da Unipampa a noite é pauta de encontro

A vereadora Márcia esteve na quarta, (13),  juntamente com o fiscal da vigilância sanitária Luis Ilha, na Unipampa para uma conversa sobre a situação dos cães comunitários que residem no campus Caçapava. Vivem hoje, na universidade, nove cães, destes alguns estão no local há quase 10 anos.
Entre os assuntos abordados na reunião, um morador que é vizinho da Unipampa, relatou dificuldade ao transitar na Avenida. Pedro Anunciação, nos finais de semana, no único acesso dos moradores à Avenida Presidente Kennedy. Segundo ele, os cães comunitários intimidam os pedestres. Além dos cães comunitários, não se descarta a hipótese de haver também cães tutorados das casas vizinhas.
A servidora da Unipampa, Carolina Sampaio, contou um pouco da história de cada um e relatou da (boa) convivência que os cães têm com alunos e funcionários. Como solução, em curto prazo, foram disponibilizados telefones de contato para relatar qualquer situação envolvendo os cães. Mas, para maior segurança dos cães e da população do entorno, será discutida a possibilidade da construção de um canil que irá abrigar os animais durante a noite e finais de semana. Durante o dia eles permanecerão soltos.
“A necessidade desta conversa se deu na preocupação com o bem estar dos animais, pois moradores da proximidade fizeram ameaças de envenenamento e maus tratos aos animais, o que não podemos em hipótese alguma deixar acontecer. Assim como os cães comunitários tem o direito de permanecer no local e são protegidos por lei municipal 3866/2017, as pessoas têm o direito constitucional de ir e vir. Nós que amamos e protegemos os animais sabemos da situação grave de abandono em nosso Município, não temos como resolver todos os problemas. Aos poucos e com ajuda de todos vamos mudando essa realidade de uma forma que fique bom para as pessoas e para os animais”, declara a vereadora Márcia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário