terça-feira, 11 de setembro de 2018

Vídeo produzido na ETERRG é premiado em concurso nacional

Uma ação feita por alunos e professores do 2º ano do Ensino Médio, da Escola Técnica Estadual Dr. Rubens da Rosa Guedes (ETERRG), venceu a etapa regional do prêmio Respostas para o Amanhã. Eles produziram um vídeo que aborda a situação de degradação das matas ciliares e das nascentes da comunidade quilombola Picada das Vassouras. A proposta é modificar esta realidade, a partir de ações para recuperar a vegetação e fortalecer aspectos socioculturais. 
O vídeo mostra imagens da comunidade, o plantio de árvores nativas na região e uma entrevista com o presidente da Associação Quilombola, Alexandre Trindade da Silva. Ele fala sobre a importância da preservação da mata ciliar para preservação das nascentes.
O Quilombo Picada das Vassouras fica localizado a 40 km da cidade de Caçapava do Sul e reúne cinco comunidades. Cada uma destas comunidades vive em uma área de 1 a 10 hectares. 
O prêmio - De abrangência nacional, o Prêmio Respostas para o Amanhã é uma iniciativa da Samsung, com coordenação geral do CENPEC - Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária, e tem por objetivo estimular e difundir projetos desenvolvidos por alunos do Ensino Médio que estudam em escolas públicas.
Os projetos são desenvolvidos com todos os alunos de uma única turma que, por meio de ações investigativas e colaborativas que acessam os conhecimentos científicos, elaboram e propõem soluções simples para melhorar o lugar onde vivem, contribuindo, assim, para uma sociedade mais sustentável.



 Por farrapo.rs

Nenhum comentário:

Postar um comentário