quinta-feira, 27 de setembro de 2018

Inscrições abertas para o Concurso Artesanato do Pampa 2018

A Pró-Reitoria de Extensão e Cultura, promove o Concurso Cultural Artesanato do Pampa. O Edital tem como público alvo artesãos, que podem candidatar-se como pessoas físicas ou grupos, associações, coletivos constituídos em pessoa jurídica.

O objeto do concurso consiste na aquisição de peças de artesanato tradicional ou de referência cultural representativos do pampa gaúcho que abordem, no todo ou em parte, a seguinte temática: 10 anos da criação da Universidade Federal do Pampa.

As peças deverão ser confeccionados com pelo menos um dos seguintes materiais: couro, osso, madeira ou lã natural. Cada candidato selecionado receberá premiação de R$ 3.000,00 (três mil reais). Serão selecionadas até 20 (vinte) propostas no total.


Confira a Cartilha do Concurso


As propostas deverão ser enviadas via Correios, e serão recebidas até o dia 5/11/2018, às 9h30 no seguinte endereço:

PROEXT UNIPAMPA / CONCURSO ARTESANATO DO PAMPA 2018
AV. GENERAL OSÓRIO N. 1139 CEP 96400-100 – BAGÉ/RS

Cada candidato poderá apresentar apenas uma proposta, escolhendo uma das modalidades:

Artesanato tradicional: Conjunto de artefatos mais expressivos da cultura de um determinado grupo, representativo de suas tradições e incorporados à vida cotidiana, sendo parte integrante e indissociável dos seus usos e costumes. A produção, geralmente de origem familiar ou comunitária, possibilita e favorece a transferência de conhecimentos de técnicas, processos e desenhos originais. Sua importância e valor cultural decorrem do fato de preservar a memória cultural de uma comunidade, transmitida de geração em geração.

Artesanato de referência cultural: Sua principal característica é o resgate ou releitura de elementos culturais tradicionais da região onde é produzido. Os produtos, em geral, são resultantes de uma intervenção planejada com o objetivo de diversificar os produtos, dinamizar a produção, agregar valor e otimizar custos, preservando os traços culturais com o objetivo de adaptá-lo às exigências do mercado e necessidades do comprador.Os produtos são concebidos a partir de estudos de tendências e de demandas de mercado, revelando-se como um dos mais competitivos do artesanato brasileiro e favorecendo a ampliação da atividade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário