quarta-feira, 20 de janeiro de 2021

Caçapava dá início à vacinação contra a Covid-19


 Depois de 10 meses de luta contra um vírus com poder devastador, um ato simbólico marcou o começo da vacinação em Caçapava do Sul. 

Às 19h desta terça-feira (19/01) a cidade teve as suas 03 primeiras pessoas vacinadas pertencentes aos grupos de risco prioritários do Plano Nacional de Imunizações.  As 03 receberam a primeira dose da CoronaVac na Policlínica Municipal durante uma solenidade marcada por expectativa e emoção.
A médica do município Rosemary Werlang, que há mais de 22 anos exerce a profissão no município, onde é residente, e que é uma das profissionais da linha de frente do Hospital Dr. Victor Lang, foi a 1ª a receber a dose, pelas mãos da enfermeira e responsável pelo setor de Epidemiologia, Sandra Bairros.

“Tenho uma satisfação muito grande em ser a 1ª pessoa vacinada em Caçapava, cidade que moro e trabalho desde 1998, e pela qual sempre lutei e me engajei socialmente. Como profissional de saúde, fico grata de representar os médicos, enfermeiros, e demais profissionais que trabalham no hospital sempre na linha de frente desta Pandemia, sem se queixar ao lidar com o desconhecido. Eles são uns heróis e merecem esse respeito e reconhecimento por toda a sociedade”, disse a médica à imprensa, quando recebeu o convite pelo Prefeito Giovani Amestoy na semana passada.

Após Rosemary, a Caçapavana mais idosa do município, Dalira Gonçalves da Silva e que mora no Asilo Rosinha Borges, de 108 anos, foi a segunda a ser vacinada. Representando a população caçapavana, ela foi vacinada pela enfermeira Fernanda Soares, que foi voluntária dos testes de vacina das Universidades de Oxford (USA) com UFSM. 

A servidora municipal, de serviços gerais da Secretaria de Saúde, Lucélia Oliveira Dias, foi a terceira a receber a dose, representando também os servidores e demais profissionais da saúde. Lucélia, que é responsável pela higienização da tenda que recebe pacientes com Suspeita de Covid-19, recebeu a vacina da técnica de enfermagem da Policlínica, Claudia. 

Acompanharam ainda esta etapa do início da vacinação, o vice-Prefeito Luiz Guglielmin, o Presidente do Legislativo caçapavano, Paulo Pereira e a imprensa local. 

A primeira dose da vacina contemplará os profissionais da saúde da linha de frente (que trabalham em centro de triagens, hospital, diretamente ligados a ala Covid-19), índios e idosos residentes em asilos, conforme normativas do Ministério da Saúde e Estado do RS. Nesta quarta (20), a partir das 13h, os idosos residentes nos Asilos também receberão da equipe de Saúde a primeira dose da vacina. Os demais profissionais de saúde, idosos e grupos prioritários, conforme protocolo do Ministério de Saúde, bem como grupos da população, serão para as próximas etapas que ainda deverão ser informadas pelo Ministério.

Nenhum comentário:

Postar um comentário