segunda-feira, 11 de janeiro de 2021

Pousada Olival Vila do Segredo é inaugurada em Caçapava do Sul

 


No final da tarde desta segunda-feira, dia 11, aconteceu no interior de Caçapava do Sul a inauguração da Pousada Olival Vila do Segredo, do empresário Renato Fernandes. O evento é um marco para a Olivicultura e também para o turismo regional.

O evento contou com a presença do presidente da Assembleia Legislativa do RS, Ernani Polo, do Prefeito de Caçapava do Sul, Giovani Amestoy, do Prefeito de Lavras do Sul, Savio Prestes, do Presidente do Ibraoliva, Paulo Marchioretto, representante da Câmara de Vereadores, Jussarete Vargas e dos produtores de azeite de Oliva da Região da Campanha, Eldes Marchetti e Rosane Abdala, além da imprensa, convidados e familiares do casal Renato e Cinara Fernandes.

O complexo, que conta com quatro suítes e uma casa-contêiner, teve investimento de R$ 3,5 milhões. O empreendimento hoteleiro é o primeiro da Rota das Oliveiras, idealizada por Ernani Polo em 2019, que visa incentivar o turismo rural associado à olivicultura, com o objetivo de fomentar o desenvolvimento desse setor que cresce no Rio Grande do Sul.


Durante a inauguração, o Presidente da AL afirmou que o empreendimento, que está localizado em meio a oliveiras com vistas à Serra do Segredo, é um marco para o olivoturismo, não apenas para a cidade de Caçapava, mas também para o Rio Grande do Sul e o Brasil. “É um turismo voltado à natureza, à sustentabilidade e à história do pampa, que gera empregos e renda para muitas pessoas. Novos investimentos como este são fundamentais para o Estado crescer e se desenvolver, ainda mais neste período de pandemia”, avaliou.

Polo lembrou que foi o idealizador da Rota das Oliveiras e que, antes, como secretário estadual da


Agricultura, incentivou o setor para a criação do Ibraoliva (Instituto Brasileiro da Olivicultura). No período em que esteve na pasta, também criou o Pró-Oliva, o Programa Estadual de Desenvolvimento da Olivicultura, que tem por objetivo fomentar, apoiar os produtores e consolidar a olivicultura no Estado. “Não tenho dúvidas de que o olivoturismo vai crescer muito em várias regiões”, completou.

Já os Prefeitos de Lavras do Sul e Caçapava do Sul falaram sobre a valorização da metade sul do Rio Grande do Sul e os investimentos da iniciativa privada na região. Elogiaram a iniciativa e afirmaram que a Pousda Vila do Segredo vai elevar o patamar do turismo rural na região. 

Saiba mais sobre a pousada no endereço eletrônico www.azeiteviladosegredo.com.br/

Conheça a visão dos empresários sobre a Pousada e sua história:

O projeto Olivais Vila do Segredo, passa por um resgate familiar, trabalhar com esse alimento sagrado e esta árvore milenar nos traz a sensação de uma missão com gerações futuras, acreditamos que estamos contribuindo para o desenvolvimento social , oportunizando uma qualidade de vida mais saudável e sustentável aos nossos descendentes.

A escolha da identidade visual Portuguesa/Castelhana para nosso azeite está ligada diretamente à tradição desses povos no cultivo e uso do azeite de oliva. A Família de Lacerda Fernandes faz parte dessa tradição. Os de Lacerda tiveram seu inicio na cidade de Toledo na Espanha através do Rei Afonso X, que teve seu Filho o Infante Fernando de La Cerda, esta criança ganhou o apelido de “La Cerda” por causa de tufos de pelos. Afonso de Lacerda e Fernando de Lacerda foram o tronco da família Lacerda. 

Já os Fernandes, Família essencialmente Portuguesa tem seu embrião na Cidade de Vacaria com o mais antigo registro através do Bandeirante Luso/Brasileiro Capitão Andre Fernandes Consta na história que em 1637 passou por Vacaria a Bandeira do Capitão André Fernandes, com o filho, Pe. Francisco Fernandes de Oliveira, esse é o registro dos Primeiros Fernandes da Região. Com a efetiva fundação de Rio Grande, maior número de indivíduos de origem lusa chegaram ao nosso Estado, e, em 1747, após a queda dos Sete Povos das Missões houve incentivo da Coroa Portuguesa em trazer açorianos para o atual Estado do Rio Grande do Sul.

Com a vinda desses colonos, a cultura portuguesa pode ser difundida no território sul-riograndense, sendo uma dessas Vilas a atual Cidade de Caçapava do sul, e por conjunções geográficas e climaticas o terroair de Caçapava do Sul se mostrou idêntico ao País de origem de seus Pioneiros, o cultivo dessa árvore Sagrada representa a força e determinação desses dois povos desbravadores.O projeto Olivais Vila do Segredo, passa por um resgate familiar, trabalhar com esse alimento sagrado e esta árvore milenar nos traz a sensação de uma missão com gerações futuras, acreditamos que estamos contribuindo para o desenvolvimento social , oportunizando uma qualidade de vida mais saudável e sustentável aos nossos descendentes.


Nenhum comentário:

Postar um comentário