quarta-feira, 27 de junho de 2012

Urcamp responsabiliza em parte Prefeitura por paralisação

Os Professores da Urcamp, Campus de Caçapava do Sul, decidiram nesta terça-feira, dia 26, fazer uma paralisação em virtude do grave  atraso no pagamento dos salários, que chega a quase seis meses.
O anuncio desta paralisação foi feita pelo Sindicato da categoria, Sinpro-RS, em conjunto com os professores e direção da instituição aos alunos do campus local, em uma reunião aberta no salão de atos da Urcamp.
Com a decisão formada, a Urcamp explicou os motivos da paralisação e responsabilizou a Prefeitura por parte deste atraso, porque segundo a entidade, o Município está em debito com a Universidade decorrente das bolsas do PROESC, onde há vários meses o Prefeito não repassa o pagamento acertado em lei. Segundo a direção da Urcamp, este atraso soma cerca de R$ 200 mil, além dos outros convênios que ainda não foram firmados.
Na quarta-feira, os representantes do Sindicato, professores e direção da Universidade foram até a Prefeitura, mas não conseguiram ser recebidos pelo Prefeito, e sim por Secretários Municipais. Este fato não foi bem aceito pelos Professores, que consideram um desrespeito com a Urcamp.
Os professores disseram que os Secretários Municipais levaram o problema até o conhecimento do Prefeito, mas não garantiram  uma solução rápida para o caso e nem expectativa para o pagamento dos débitos.
Na seqüência, a comissão da Instituição foi até a Câmara de Vereadores, para expor os problemas da Urcamp e explicar o porque da paralisação, além de pedir o apoio do Legislativo em uma pressão política para o Prefeito autorizar o pagamento das parcelas que estão atrasadas do PROESC, onde segundo a direção da Urcamp, por causa deste empasse muitos alunos estão estudando com liminar. Mas enfatizando que se esta liminar for cassada os alunos se tornam devedores.
Os vereadores informaram que a Câmara está pronta para votar a qualquer momento todo o projeto que chegar e for relacionado ao PROESC, mas enfatizaram que esta é uma única e exclusiva decisão executiva, o Legislativo somente autoriza. Mas farão a pressão política necessária para a Prefeitura colocar em dia o pagamento das bolsas do PROESC.
O Sindicato não comentou sobre o prolongamento da paralisação, mas disse que a entidade está lutando junto a Urcamp para solucionar o problema dos salários atrasados.


Nenhum comentário:

Postar um comentário