quinta-feira, 15 de maio de 2014

Comitiva Italiana fecha acordo com Caçapava para investimento em Olivicultura


Começou na segunda-feira, dia 12, a missão técnica Italiana do Programa Brasil Próximo. Com uma agenda intensa de atividades em toda a região, a equipe está acompanhando a implantação de novos pomares nas áreas selecionadas nos municípios integrantes da ação. Esta é a terceira etapa e se estende até o dia 16 de maio.
Por tanto, nesta quinta-feira, dia 15, a comitiva esteve em Caçapava do Sul para uma reunião com o Prefeito Otomar Vivian, a Associação de Olivicultores do Município, técnicos em agropecuária, a empresa tecnoplanta e também investidores. A reunião foi organizada entre o Secretário de Agropecuária, Lucio Moreira, em conjunto com o Secretário de Desenvolvimento Rural de Bagé, Emerson Menezes.
O objetivo do encontro foi firmar uma parceria com o município na exportação e importação de mudas de oliveiras, através de uma parceria com a Universidade de Perugia, na Itália, e com a Unipampa. Além disso, a ação visa à produção de azeite de alta qualidade onde frantoio, coratina e leccino deverão ser as variedades cultivadas nas localidades.
Participaram do encontro a coordenadora do Projeto “ Brasil Próximo”, na Itália, Rita Dedola e a pesquisadora da Universidade de Perugia, Daniela Farinelli.
O convênio entre os municípios da região da campanha já havia sido assinado em Bagé no ano de 2013, através do programa “ Olivais do Pampa”, que está dentro do “ Brasil Próximo”.
Os Diretores da empresa Tecnoplanta, que possuem uma industria de extração de azeite de oliva na Vila Progresso, comentaram que este ano foi atípico devido ao forte calor de janeiro que prejudicou um pouco a safra e também o alto volume de chuvas. Segundo os técnicos, o aproveitamento da fruta para a safra ser muito boa é em torno de 15%, mas devido as condições climáticas atípicas este ano, o aproveitamento chegou a 10%.
As mudas que virão da Itália segundo as pesquisadoras da Universidade de Perugia, já estão acostumadas com este tipo de temperatura e também com muita chuva.
A agenda da comitiva Italiana segue no decorrer da semana. Confira os compromissos:

15/05 – Quinta-feira
08h – Deslocamento a Caçapava do Sul
10h30min - Implantação de Olival em Caçapava do Sul
12h – Almoço
14h - Visita a Agroindústria - TECNOLIVAS
15h – Deslocamento a Lavras do Sul
16h30min – Implantação de Olival em Lavras do Sul
19h30min – Jantar em Lavras do Sul

16/05 - Sexta-feira
09h Visita a pomares dos “Olivais do Pampa” em Bagé
12h - Almoço

14h – Reunião de Encerramento com a presença do Secretário Estadual de Ciência, Inovação e Tecnologia – SCIT -, Cleber Cristiano Prodanov, com objetivo de, juntamente com as parcerias da Presidência da República, Governo da Itália e Unidades Gestoras e Entidades de Pesquisa de nossa região, apresentar um Pré Projeto de Inovação na área da Olivicultura para concorrer ao Edital 2014 do Pólo Tecnológico da Campanha.

Nenhum comentário:

Postar um comentário