quinta-feira, 10 de julho de 2014

Prefeito regulamenta lei do controle da população canina e anuncia novo Canil

Foi assinado pelo prefeito Otomar Vivian na quinta-feira, dia 10, a Lei número 33.383,  que trata da regulamentação de animais de estimação, do controle de castração e dos chips que serão implantados nos animais.
Na reunião, que contou com a presença do Clube do Cão, da secretária de Saúde Rosane Abdala, do veterinário Henrique Costa -responsável pelo Canil Municipal-, do Chefe de Vigilância Sanitária da cidade, Arioci Maciel, além de comerciantes ligados à area pet, foram discutidos quais serão os próximos passos em relação a nova lei.
De acordo com a secretária de saúde, Rosane, “desde março de 2013 a secretaria, junto da Vigilância Sanitária e Clube do Cão, vem discutindo o que seria feito com o alto índice de cães abandonados pela cidade, bem como quais manobras poderiam ser tomadas para a redução da população canina e controle de vacinas e castração”, disse.
Rosane também disse que desde o início do ano já foram castrados mais de 400 animais e, que, a partir de agora, com a colocação do chip, simultânea a castração, haverá maior responsabilidade na posse dos animais, além de ajudar a identificar  animais  perdidos: “é importante que a população saiba que trata de uma lei de controle destes animais para que haja uma posse consciente e evite o abandono, Além de que, com o chip facilitará no encontro, caso eles, que são praticamente membros da nossa família, assim como o meu é, seja encontrado”, completou a secretária.
A secretária disse que a Prefeitura comprou 1.400 chips e todo o equipamento necessário, como software e o leitor que ajudará na identificação do animal. O Planejamento da Saúde é que a até agosto de 2015 já haja um levantamento completo sobre o número de animais em Caçapava e que a população esteja acostumada com o cuidado com os cachorros e gatos. “ É importante as pessoas saberem que não obrigatório a colocação de chips nos cachorros que as pessoas tenham em casa, mas elas serão responsáveis por seus animais e se o animal for pego pelo canil ele será castrado e chipado”, disse
Para o veterinário responsável pelo Canil Municipal, Henrique Costa, “é necessário políticas informativas para a população em relação à posse responsável e isto ocorre em médio a longo prazo”, disse. Ele falou ainda que lá no canil será automático o implante do chip quando os proprietários de pets os levarem para a castração.
O chefe da vigilância sanitária Arioci também defendeu a conscientização da população em relação a posse responsável alertando que “cachorros não caem do céu” e que é necessário a população denunciar quando presenciar o abandono para que a lei seja cumprida na cidade e também salientou a importância ao projeto de lei aprovado em parceria do Clube do Cão, legislativo e empresas pets local.
Para a presidente do Clube do Cão, Márcia Gervasio, a assinatura do projeto foi mais que um presente, mas ela lembrou que a ong Clube do Cão continuará lutando e cobrando para que os animais  sejam tratados com carinho e respeito. “Estou emocionada, faz quatro gestões que lutamos para que os animais de estimação recebam atenção, um canil adequado e que os donos se responsabilizem por eles”e esta lei é uma conquista”, falou.
Márcia também lembrou que os cães de ruas não serão resgatados, apenas ‘chipados’,  vacinados e castrados, pois a cidade não possui espaço para alocar todos os animais abandonados e que o proprietário que abandonar a partir de agora sofrerá as consequências, inclusives financeiras, pelos maus tratos.
Márcia lembrou que, em parceria com a secretaria de saúde, de 6 a 12 de outubro deste ano haverá a Semana de Conscientização e Posse Responsável e que, juntamente da secretaria de educação haverá uma mobilização em toda a sociedade para que a lei comece a ser aplicada e difundida.
 Os chips podem ser colocados nas clinicas veterinárias, mas se a pessoa não tiver condições é só levar no canil municipal que o chip será colocado de graça. Segundo o veterinário, serão estipulados dois dias por semana, para atendimento ao público para este tipo de ação.
Já o Prefeito disse que esta ação é uma conquista que vem sendo discutida há um ano e que daqui a cinco anos as pessoas começaram a ver o reflexo da iniciativa. Segundo a Secretária de Saúde, a primeira atitude será chipar e castrar todos os animais do canil e do Clube do Cão. Na seqüência serão identificados e castrados os animais da rua, fazendo o serviço por bairro. A intenção é que até o final do ano esta meta seja cumprida. Junto com o trabalho inicial, será lançado uma campanha de conscientização da importância de identificar o seu animal. “ Dentro de cinco anos, todos os pequenos animais estarão identificados e a população canina vai diminuir muito através das castrações.
Durante a assinatura da lei, o Prefeito anunciou que até o final do ano o veterinário do canil em conjunto com a Vigilância Sanitária, irão elaborar um projeto modelo para a construção de um novo canil municipal, dentro das normas exigidas pela legislação. O projeto será feito também junto com a Secretaria de Planejamento do Município. “ A nossas atuais instalações não são adequadas, por isso, que com o projeto pronto em 2015 vamos construir um novo canil, em outro local, isso é uma questão de saúde pública”, disse o Prefeito.
Foi levantado também durante a reunião, que os chips é também uma questão de controle de zoonoses, que são doenças transmitidas pelos pequenos animais, por isso, que todo o animal de rua será chipado e vacinado.


Nenhum comentário:

Postar um comentário