domingo, 26 de abril de 2015

Confira os locais de vacinação contra gripe e quem pode se vacinar

A campanha de vacinação contra a gripe em Caçapava, assim como no Rio Grande do Sul, começa no dia 27 de abril e vai até o dia 22 de maio. 
Podem se vacinar: crianças de seis meses até 4 anos, 11 meses e 29 dias, trabalhadores da área da saúde, gestantes que comprovem gravidez, puérperas, pessoas com mais de 60 anos, pessoas com morbidades (doenças crônicas) que apresentem comprovação (receitas médicas), pessoas privadas de liberdade e funcionários do sistema prisional.
O dia D da vacinação será no sábado, 09 de maio. Todas as unidades de saúde da cidade estarão abertas das 8h às 17 horas, sem fechar ao meio dia. 
A partir do dia 27 de abril a Vigilância Epidemiológica fará o agendamento para vacinação das pessoas acamadas. As pessoas precisam ligar para a Secretaria de saúde e marcar o dia da vacina para as pessoas que não podem se locomover.
Segundo a enfermeira Sandra Bairros, do setor de Vigilância Epidemiológica, nesta semana o município já recebeu 2 mil doses da vacina. O número total de vacinas previstas para Caçapava é de 11 mil.  
“O Governo Federal liberou a primeira remessa de vacinas e no decorrer da campanha chegaram as outras doses. Por este motivo muitos municípios estão adiando o inicio da campanha, mas em Caçapava irá começar na segunda-feira, dia 27, em todas as unidades”, disse a enfermeira.
A vacinação será nos ESFs I, II, III, IV e V. Já os pacientes da policlínica serão vacinados no ESF II, no bairro Santa Rita, antigo postão.
Esta medida de fazer a vacina dos pacientes da policlínica no postão é que a rede de lógica da nova policlínica ainda não está pronta devido a reforma. Portanto a Secretaria de saúde decidiu manter as vacinas no ESF II, apesar da obra física interna estar pronta da policlínica, mas sem a rede de lógica a informatização do local não ficará concluída como nos postos de saúde. Toda sala nova de vacina para a policlínica já foi adquirida, aguardando apenas concluir a informatização.
A Prefeitura está informatizando todo o seu sistema público de saúde, onde nos postos já foi concluído, na Farmácia Municipal, na Secretaria de Saúde e ficou por último a policlínica. Por isso, que a vacina dos pacientes do centro iniciara no ESF II, que já está informatizado. No momento em que os atendimentos forem retomados na nova policlínica, o cadastros dos pacientes estarão atualizados no sistema, porque serão feitos no postão.

A vacina será feito também nas unidades de saúde do interior, onde as datas de mobilização em cada região do interior que possui posto de saúde será divulgado pela Vigilância Epidemiológica. Segundo a enfermeira Sandra Bairro, qualquer dúvida é só ligar para o telefone 3281 1159, ou 3281 1480, e pedir para falar com o setor responsável pela vacinação da gripe.

Nenhum comentário:

Postar um comentário