terça-feira, 14 de abril de 2015

Prefeitos assinam Protocolo de Intenções para o Desenvolvimento do Pampa

Na manhã desta terça-feira (14), os prefeitos de 14 municípios da região se reuniram no auditório do 2º RPMon, em Santana do Livramento, para a assinatura do Protocolo de Intenções do consórcio intermunicipal para o desenvolvimento do Pampa Gaúcho.
A última reunião foi no final de março em Rosário do Sul, onde o Consórcio foi criado oficialmente. Já  nesta reunião de terça-feira, o objetivo era divulgar e assinar o protocolo de intenções, definindo o objetivo do Consórcio que reúne aproximadamente 625 mil pessoas e cerca de 6% da população do RS.
O Prefeito de Bagé, Dudu Colombo (PT) fez uma exposição sobre a importância da união formal dos municípios na busca de políticas públicas para o desenvolvimento da região.
Para o Prefeito Glauber Lima, a assinatura do protocolo de intenções “é um passo fundamental para a constituição de um instrumento legal para a captação de recursos de forma efetiva nas esferas estadual e federal”.
Participaram do ato e assinaram o protocolo de intenções os prefeitos ou representantes das cidades de Alegrete, Barra do Quaraí, Caçapava do Sul, Dom Pedrito, Lavras do Sul, Manoel Viana, Quaraí, Rosário do Sul, Santa Margarida do Sul, Sant’Ana do Livramento, São Gabriel, Uruguaiana, Vila Nova do Sul e Bagé.
 A parceria entre os municípios tem por finalidade mapear os setores que precisam de investimentos e, assim, buscar recursos junto aos poderes estaduais e federais.
Após a assinatura do protocolo, cada prefeitura entregará uma cópia do projeto de lei para a Câmara de Vereadores autorizar a participação no consórcio. “Devemos iniciar, ainda neste mês, um curso com o Sebrae chamado Metodologia Líder. Todos os municípios devem participar desses oito módulos (cerca de oito meses), onde poderemos mapear e identificar os setores que precisam de incentivo”, diz.
Colombo acrescenta que momento é de união. “A ideia surgiu através dos municípios da faixa de fronteira para melhorar a capacidade de entender a região e identificar as nossas reais necessidades. Fora isso, aumenta nossa força política”, encerra.
Participou também do encontro representantes da Caixa Econômica Federal e da FUNASA, porque umas das primeiras reivindicações dos Prefeitos são maior agilidade nos projetos coordenados pela Caixa e colocar em execução as obras de saneamento.
O Prefeito de Caçapava do Sul, Otomar Vivian, informou que a partir desta data o município participa de dois Consórcios, o do Valeu do Jacuí, que é para atendimentos na área de saúde, que segundo o Prefeito funciona muito bem e agora o Consórcio para o Desenvolvimento do Pampa Gaúcho. “ Esperamos que esta união traga avanços para a metade sul do Estado e para Fronteira Oeste”, disse.


Lorenzo Stefani – com informações o Jornal Folha do Sul

Nenhum comentário:

Postar um comentário