sexta-feira, 7 de agosto de 2015

Aeroporto de Caçapava do Sul recebe liberação da ANAC

 O Prefeito de Caçapava do Sul, Otomar Vivian, recebeu em seu gabinete na manhã desta sexta-feira, dia 07, os membros da União Caçapavana de Aeromodelismo (UCA), o Clube de Voo de Caçapava do Sul e o vereador Silvio Tondo, para informar da liberação do Aeródromo local por parte na Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC).
O Aeroporto de Caçapava do Sul foi fechado oficialmente pela ANAC em 2010, por falta de condições de funcionar, mas a operação da pista estava desativa há mais tempo. Com isso, em 2013 a Prefeitura junto com os integrantes do Clube de Voo e da UCA, com o apoio do vereador Silvio, iniciaram um processo de reativação do local, onde a entidade assumiu parte do local, para manutenção e melhorias, além de preparar a documentação para obter novamente a liberação da ANAC. “Agradeço muito a participação dos integrantes do Clube de Voo e da Uca, que trabalharam muito e auxiliaram a Secretaria do Planejamento na elaboração dos documentos e das condições necessárias para que alcançássemos este objetivo”, afirmou o prefeito.
Desta forma, a Prefeitura enviou a Brasília toda a documentação necessária para reativação do aeródromo, bem como um dossiê montado pela UCA e o Convênio entre a Secretaria Nacional de Aviação Civil, da Presidência da República e o Município de Caçapava do Sul foi assinado e publicado no Diário Oficial da União no dia 22 de julho de 2015, cinco anos após a sua interdição.
O termo foi assinado pelo Ministro Eliseu Padilha e pelo Prefeito Otomar Vivian, através de um termo de Delegação para exploração do aeródromo por 35 anos.
Os integrantes da entidade comemoraram esta vitória, que foi o primeiro passo, a partir de agora a Prefeitura irá celebrar um convênio com o Clube de Voo de Caçapava do Sul para administração do local, com rubrica orçamentária própria. O próximo passo agora segundo a entidade, e arrumar algumas coisas estruturais no local para liberar a pista para aeronaves de pequeno porte. Uma das medidas é com esta concessão autorizada, solicitar a empresa OI a retirada de um poste na via pública que fica no final da pista, atrapalhando pousos e decolagem.

“Vamos a partir desta concessão, preparar o local para receber aviões de pequeno porte, agrícolas e de passeio, tornando o aeroporto microregional, como forma de um negócio para Caçapava do Sul”, disse o Prefeito.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário