sábado, 29 de agosto de 2015

Documentário vai mostrar para todo o Brasil o trabalho da Assistência Social

As técnicas do Ministério do Desenvolvimento Social e da empresa que está fazendo a pesquisa em Caçapava do Sul, sobre o trabalho que é realizado no município do programa de fortalecimento de vínculos, terminaram esta semana o seu trabalho de pesquisa.
Caçapava do Sul foi uma das cindo cidades do Brasil escolhidas para se tornar referência no país, através do programa de Fortalecimento de Vínculos e do trabalho realizado na Assistência Social do município, envolvendo todos os programas sociais e as equipes montadas, além das metas atingidas.
As técnicas do MDS ficaram em Caçapava toda a semana, colhendo informações para o seu relatório e também conhecendo o trabalho realizado, que será usado como modelo para o restante do Brasil.
Uma das últimas ações das técnicas, foi a gravação dos depoimentos da equipe do CRAS, relatando o trabalho feito no local e como funciona o fortalecimento de vínculos no município, além das oficinas e do atendimento as crianças, jovens, adultos e idosos.
Este documentário gravado no CRAS será usado em todo o Brasil para inspirar outros municípios que ainda precisam melhorar o seu atendimento, ou que ainda não atingiram as metas como Caçapava do Sul.
O Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos também é feito no Abrigo Bem Me Quer, Associação Caçapavana de Amparo ao Idoso (ASCAI) e o Lar do Idoso Rosinha Borges. São praticadas atividades físicas com educador físico e acompanhamento psicológico. 

Este trabalho abrange o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), Centro de Referência Especializado em Assistência Social (CREAS), Equipe Volante, Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (PAIF), Serviço de Proteção Especializado de Atendimento à Família e Indivíduos (PAEFI) e Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI), com vistas a prevenir a ocorrência de situações de vulnerabilidade e risco social.

No organograma é possível identificar todos os programas que são desenvolvidos pelo Sistema Único de Assistência Social (SUAS).

A Secretária Rosa Vivian, informou que a sua equipe está muito contente em ver o trabalho sendo reconhecido, onde as metas de Caçapava serão referência para o Brasil e que o município é destaque na região sul do País no programa de Assistência Social.



Nenhum comentário:

Postar um comentário