terça-feira, 25 de agosto de 2015

Assistência Social de Caçapava será modelo em todo o Brasil

Uma equipe do Ministério do Desenvolvimento Social (MDS) está em Caçapava do Sul desde terça-feira, dia 25, com o objetivo de conhecer e fazer um mapeamento das boas práticas do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), criando um modelo de boas práticas que será usado como referencia em todo o Brasil.
Caçapava é uma das cinco cidades do território nacional que foram escolhidas, considerando as metas atingidas e a diversidade do público atendido. O mapeamento está sendo executado pela Agência Tellus, consultoria especializada contratada pela Fundação Maria Cecilia Souto Vidigal, vinculada ao Ministério do Desenvolvimento Social.
São quatro dias de acompanhamento do serviço, que tem finalidade de intervenção complementar ao trabalho social com famílias. No SCFV são atendidas crianças, adolescentes, adultos e idosos. É oferecida educação integral, que engloba oficinas e orientações de cidadania, sociabilidade, sustentabilidade e cidadania.
Para crianças de seis a 17 anos são oferecidas oficinas de Karatê, Slackline, Hip Hop, Dança de Rua, Grafitagem e Informática. O público de 18 aos 59 anos tem aulas de bordado, crochê, corte e costura, costumização e tricô. Muitas destas oficinas também são ofertadas aos idosos, além das atividades físicas com aulas regulares.
O Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos também é feito na Associação Caçapavana de Amparo ao Idoso (ASCAI) e o Lar do Idoso Rosinha Borges. São praticadas atividades físicas com educador físico e acompanhamento psicológico.
Este trabalho abrange o Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (PAIF) e o Serviço de Proteção Especializado de Atendimento à Família e Indivíduos (PAEFI), com vistas a prevenir a ocorrência de situações de vulnerabilidade e risco social.
         A primeira reunião com as técnicas foi na manhã de terça-feira, dia 25, comandada pela Secretária de Assistência Social, Rosa Vivian e a Secretária Adjunta, Ana Denise Tasca, onde todos os dados do trabalho realizado em Caçapava do Sul na Assistência Social foram passadas para as representantes do MDS.
Estão em Caçapava do Sul, Marina Lelis Catarina, representando o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate a Fome, o Departamento de Proteção Social Básica e é Coordenadora do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, além das técnicas Mariana Crispim e Fabíola Galli, pesquisadoras do Instituto Tellus de São Paulo e do Projeto Vínculos, através de uma parceria com a Fundação Maria Cecília Souto Vidigal, junto ao MDS e Tellus.
Na parte da tarde de terça-feira, as técnicas visitaram o CRAS e as oficinas realizadas no local, bem como as práticas que são executadas em todas as áreas de Assistência.
Este trabalho abrange o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), Centro de Referência Especializado em Assistência Social (CREAS), Equipe Volante, Abrigo Bem Me Quer, Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (PAIF), Serviço de Proteção Especializado de Atendimento à Família e Indivíduos (PAEFI) e Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI), com vistas a prevenir a ocorrência de situações de vulnerabilidade e risco social.
“Esta conquista da Assistência Social de Caçapava do Sul é de toda a equipe e resultado de um trabalho intenso de 30 meses, onde todos não mediram esforços para tornar o município referencia nacional e estadual. O trabalho fez com que Caçapava conquistasse os melhores resultados no Bolsa Família, na rede de proteção a criança, no Pronatec, Fortalecimento de Vínculos, trabalho com idosos, Abrigo Bem Me Quer, oficinas no CRAS, atendimento de prevenção as famílias e na habitação. Apesar dos melhores números ainda temos muito o que fazer”, disse Rosa Vivian, Secretária de Assistência Social
A Secretaria de Assistência Social é destaque também além do fortalecimento de vínculos, na parte da saúde e educação dos beneficiários do Programa Bolsa Família.
Os índices de atendimento e acompanhamento na saúde e educação das famílias beneficiadas pelo programa Bolsa Família são destaque em Caçapava do Sul, conforme os dados divulgados pelo Ministério do Desenvolvimento Social
Conforme relatório do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate a Fome, na condicionalidade da saúde, Caçapava atingiu o número de 93,41% dos beneficiários atendidos em 2015, superando a meta nacional que é de 75,25%. Já na condicionalidade de educação o município atingiu 99,13%, também superando a média nacional de 91,67%.
De acordo com a Secretária de Assistência Social, Rosa Vivian, os índices foram obtidos graças ao trabalho intenso da rede de proteção formada pela equipe do Bolsa Família, das Agentes Comunitárias de Saúde, da Secretaria de Assistência, Educação e a própria Secretaria de Saúde, que fazem o acompanhamento de todas as pessoas cadastradas no programa.
Ainda conforme o Ministério, na saúde os atendimentos para os beneficiários chegavam a 71%, em 2013, este número subiu para 80% em 2014 e atingiu uma marca recorde de atendimento de mais de 93% da população que recebe o Bolsa Família em 2015. Este programa de acompanhamento na saúde é chamado conforme a gestora do programa na Secretaria de Assistência Social, Aline Oliveira, de Bolsa Família na Saúde.
Já na educação, o Projeto Presença, também coordenado pela Secretaria de Assistência Social, tem a responsabilidade de acompanhar e garantir que as crianças que recebem o Bolsa Família frequentem a escola, e este número em 2013 era de 94% e em 2015 chega a 99,13%, acima da média nacional.
Segundo a Secretária Rosa Vivian, estes índices são um resultado do trabalho quem vem sendo feito em Caçapava do Sul nos últimos dois anos, no qual surpreendeu a Presidente do Conselho Estadual de Assistência Social, Carla Capitanio, que anunciou publicamente que os números de Caçapava do Sul são um dos melhores do Estado, na educação e saúde dos beneficiários.
A alta dos índices nas condicionalidades de saúde e educação também garantem mais recursos para a gestão do Bolsa Família de Caçapava. Em 2013, a verba destinada ao município era cerca de R$ 5 mil. Em 2015 já chega a R$ 8,8 mil.



Nenhum comentário:

Postar um comentário